“Este ano já não somos surpresa”

Ana Raimundo abordou a época do Esgueira

Competições
24 FEV 2023

Após uma temporada de estreia na Liga Betclic Feminina em que foi um dos maiores destaques, o Esgueira Aveiro TRIVGLASS não abrandou o ritmo e volta a estar sob os holofotes. A formação de Aveiro atingiu as meias-finais da Taça Federação Betclic, os “quartos” da Taça de Portugal Skoiy e ocupa a 4.ª posição da Liga Betclic Feminina, mas continua ambiciosa.

“O balanço tem sido positivo”, introduz Ana Raimundo, uma das principais figuras do conjunto de Aveiro. “Não começámos como queríamos na Taça Vítor Hugo, mas conseguimos estar presentes na Taça Federação, onde perdemos nas meias-finais contra o, até agora invicto, Benfica, à semelhança do que aconteceu na Taça de Portugal”, atenta.

Depois de uma época de estreia em que o “fator surpresa” ajudou, a base afirma agora “diferente da anterior, já não somos surpresa, as equipas já estão preparadas para o nosso estilo de jogo e, apesar disso, conseguimos manter o nível ou até mesmo elevar. Isto deve-se à continuidade do trabalho do ano passado, mantivemos grande parte do plantel e as jogadoras que integraram o grupo também se têm adaptado rapidamente. Isto permite-nos aperfeiçoar conteúdos e explorar outros conceitos”, explica.

Um dos destaques do conjunto comandado por André Janicas, Ana Raimundo apresenta-se como uma das “líderes” do grupo com médias de 30 minutos, 7.8 pontos e 5.9 assistências. “No geral posso dizer que a temporada está a correr bem, apesar de não estar a ter um desempenho individual constante”. Uma das principais defensoras da Liga Betclic Feminina, a atleta lusa já contabiliza 51 roubos de bola, a melhor marca de entre todas as atletas do principal escalão do basquetebol nacional.

“Somos uma equipa que aposta muito na defesa, investimos muito tempo de treino a trabalhar este aspeto. Daí também sermos a equipa da competição que mais roubos de bola tem. Estes números não se devem apenas ao meu trabalho individual, são fruto de um trabalho coletivo que proporciona as oportunidades para tal”, elabora.

Com encontro marcado com o GDESSA Barreiro, no domingo, um embate com transmissão na FPBtv, o Esgueira procura uma importante vitória.

“O GDESSA é uma equipa muito experiente e muito bem orientada. O lançamento exterior é uma das principais armas, assim como a defesa aguerrida. A chave para conseguir vencer vai passar por mantermos a nossa defesa agressiva e pressionante, sermos mais consistentes nos momentos decisivos e também mais eficazes”, examina Ana Raimundo, que deixa uma mensagem: “Estamos orgulhosas do nosso desempenho até ao momento, mas sabemos que há muito para trabalhar e para conquistar”.

Competições
24 FEV 2023

Mais Notícias