“Estudantes” e “encarnados” reeeditam jogo de tradição na Liga Placard

Paulo Caldeira e José Silva anteveem Académica Efapel vs. SL Benfica (16h de sábado, RTP2)

Atletas | Competições
23 OUT 2020

O Académica Efapel vs. SL Benfica é um dos encontros da terceira jornada da Liga Placard, com transmissão na RTP2 este sábado, a partir das 16 horas. Paulo Caldeira, atleta dos “estudantes”, e José Silva, do lados dos “encarnados”, anteviram um duelo com história no basquetebol nacional, entre equipas com vários títulos e que protagonizaram a final do campeonato 2012/13.

Paulo Caldeira mostra muito respeito pelo Benfica, e tece elogios: “O Benfica tem muita versatilidade. É uma das equipas mais consistentes nestes últimos anos, em todos os aspetos do jogo. Tem americanos e portugueses de muita qualidade”, alerta.

O base da “Briosa”, que subiu esta época à Liga, espera ver certos aspetos corrigidos: “Temos de melhorar a nossa consistência, tanto no meio-campo ofensivo como no defensivo, jogar mais em equipa no ataque e comunicarmos bastante na defesa. Temos, também, de nos focar mais nos lançamentos livres, visto que foi uma das nossas debilidades no último jogo, contra o Lusitânia Expert.

Chegado esta época à Académica, proveniente do Sampaense Basket, Paulo Caldeira sente-se adaptado ao novo clube e define o grande objetivo coletivo: “Estou em Coimbra há pouco mais de dois meses e sinto-me bastante bem. Sair da minha zona de conforto já é algo a que estou habituado. Os meus colegas de equipa são fantásticos e temos uma química geral muito boa. Os jogadores da Académica caracterizam-se pela vontade de aprender e de fazer mais e melhor na Liga Placard. Penso que há, e haverá em todas as equipas, sempre “arestas por limar”. No entanto, o nosso primeiro objetivo, claramente, será conseguirmos a manutenção, e é com essa meta em mente que trabalhamos todos os dias”, vinca.

Já José Silva revela-se cauteloso, apesar do opositor de Coimbra ainda não ter vencido: “A Académica, apesar de ter duas derrotas, jogou bem nas suas partidas e perdeu por poucos pontos. É uma equipa bem organizada e sabemos que vai ser um jogo difícil, mas como sempre preparámo-lo bem e queremos continuar a ganhar”, deixa a nota.

O extremo, de 31 anos, assume que as “‘aguias” estão a subir de rendimento, depois de tempos complicados: “Queremos melhorar a forma como iniciamos os encontros. Entrámos mal nas duas jornadas anteriores. Sem dúvida de que passámos por uma situação complicada, que nos tirou um período importante de preparação. Tivemos de acelerar o processo quando voltámos, e cada vez nos aproximamos mais da nossa melhor forma”, assegura.

Por fim, o internacional português deixa uma mensagem positiva: “Em relação ao que estamos a viver neste momento, sem dúvida de que não vai ser fácil, pois controlar esta situação pandémica, dentro das equipas, vai ser um desafio. Aquilo que nos aconteceu, já está a suceder noutras equipas, mas não podemos viver em medo. Devemos, sim, cumprir todas as normas de segurança impostas pela DGS, para evitar um possível surto. Há que continuar com o pensamento positivo de que vamos ultrapassar isto da melhor forma, e cuidarmos de nós e dos nossos”, aconselha.

 

Além da transmissão no canal público, este encontro será igualmente emitido www.fpbtv.pt e na app da FPB.

Atletas | Competições
23 OUT 2020

Mais Notícias