Europeus jovens e Matosinhos, uma década de história

Vários momentos históricos do basquetebol português deram-se nas grandes competições organizadas na cidade nortenha

Competições | Seleções
19 JUL 2023

De 1 a 11 de agosto de 2013 fez-se história, com o primeiro Europeu jovem de sempre a disputar-se em Matosinhos. E logo com um grande resultado, já que a Seleção Nacional de sub16 femininos obteve o segundo lugar, chegou à final da prova (perdida para a Sérvia) e garantiu a subida à Divisão A.

No ano seguinte, em 2014, novo Campeonato da Europa em Matosinhos, de sub18 femininos da Divisão A, e Portugal a manter-se entre a elite do velho continente, classificando-se no nono posto.

Em 2015, talvez um dos momentos mais icónicos da história da modalidade, com Portugal a obter a melhor classificação de sempre numa Divisão A: o segundo lugar das sub16 femininos, num trajeto marcado por triunfos sobre equipas como França e Espanha, sem esquecer o título de MVP de Ana Ramos. Sob sucessivos ambientes de grande nível no Centro de Desportos e Congressos (CDC), a turma portuguesa, orientada por Agostinho Pinto, contou com as atletas Ana Ramos, Catarina Lopes, Ana Jesus, Maryam Chermiti, Ana Gonçalves, Mariana Silva, Eliana Cabral, Marta Vargas, Tess Santos, Beatriz Jordão, Susana Carvalheira e Luana Serranho.

Após um ano, novamente o género feminino em foco e a Divisão A, mas no escalão de sub20. Portugal assegurou a permanência e ficou na retina mais uma vitória diante da congénere espanhola.

O ano de 2017 significou mais um Campeonato Europeu feminino de sub20, da Divisão A, em Matosinhos. A nossa Seleção voltou a manter-se na divisão maior, e a Lituânia foi uma das “vítimas” das nossas atletas.

Em 2018 não se realizou Europeu em Matosinhos, até que no ano de 2019 se deu um momento inédito. Pela primeira vez, Matosinhos acolheu um Europeu masculino, numa aposta clara na subida dos sub20 à Divisão A. E o resultado final foi grandioso, com a conquista do título europeu numa noite inesquecível face à Chéquia, com uma vitória por 73-57. Rafael Lisboa foi considerado o MVP da competição, saltando à vista ainda um tal de… Neemias Queta, que também figurou no cinco ideal. Na equipa comandada por André Martins pontificaram também Vlad Voytso, João Guerreiro, Gustavo Teixeira, Francisco Amarante, João Neves, Jorge Embaló, Henrique Barros, Rui Palhares, Lamine Banora e Miguel Correia.

A pandemia da Covid-19 surgiu e em 2020 não houve Europeus, até que no verão 2021 os pontos altos voltaram sob a forma de Challengers. Matosinhos acolheu a prova feminina de sub16, que se disputou num sistema de fase de grupos.

No ano passado voltaram os Europeus “a valer” a Matosinhos, no escalão de sub16 femininos e na Divisão A. Portugal ficou à beira do pódio (quarto lugar), numa prestação para recordar.

Que se faça história em 2023, no Europeu de sub18 masculinos (Divisão B)!

Este Campeonato da Europa terá lugar no Centro de Desportos e Congressos (CDC) de Matosinhos, Pavilhão Municipal de Guifões e Pavilhão Municipal de Custóias.

As entradas para o público são livres, com Portugal a jogar sempre no CDC durante a fase de grupos, e às 20h30, diante dos seguintes adversários: Letónia (22 de julho), Bulgária (23 de julho), Suíça (25 de julho) e Bélgica (26 de julho).


Está aberto o processo de acreditação dos órgãos de comunicação social que queiram estar presentes na prova.

Os meios de comunicação que desejarem estar presentes devem enviar pedido de acreditação para comunicacao@fpb.pt indicando nome, função e email.

Competições | Seleções
19 JUL 2023

Mais Notícias