Excelente recuperação portuguesa mantém 9.º lugar à vista no Europeu de Sub 20 Masculinos
Portugal obteve um saboroso triunfo diante da Bielorrússia por 75-74, que permite à nossa Seleção continuar na corrida pela 9.ª posição do Europeu de Sub 20 Masculinos - Divisão B, que se realiza em Chalkida, na Grécia.
Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
22 JUL 2016
A equipa de todos nós, orientada por André Martins, a 05:58 do final do desafio encontrava-se em desvantagem por 12 pontos (53-65), mas uma ponta final de alto nível virou por completo os acontecimentos a favor dos nossos jogadores.
Bravo, rapazes!
O primeiro período foi equilibrado, com Portugal sempre na frente, mas sem nunca descolar. Num jogo que colocou frente o 3.º classificado do Grupo A e o 4.º classificado do Grupo B, ambos com duas vitórias e duas derrotas averbadas, ficou provado o nivelamento entre ambos conjuntos, sendo que a equipa das quinas entrou para o segundo quarto em vantagem (19-16).
Porém, a Seleção portuguesa apagou-se nessa altura, deixando-se ultrapassar pela turma bielorrussa, que se revelou superior até ao intervalo, indo para os balneários já claramente na frente (28-37).
No segundo tempo, Portugal voltou aos índices evidenciados na fase inicial do desafio, mas mesmo assim isso não foi o suficiente para haver uma reaproximação no marcador, visto que o terceiro período acabou por ficar empatado (20-20), o que se traduziu num resultado de 48-57 à entrada dos derradeiros 10 minutos.
E a verdade é que Portugal nem começou da melhor forma o último quarto, permitindo que a Bielorrússia chegasse a liderar o marcador por 12 pontos de diferença a 05:58 do término da partida (53-65), mas quando já se podia pensar que a luta pelo 9.º lugar seria uma miragem, eis que os nossos atletas foram buscar forças para operar uma espetacular reviravolta. Um triplo de Bernardo Neves, a 02:00 do soar do alarme final, recolocou Portugal na dianteira do jogo (68-67), para depois Miguel Ferrão converter um lançamento de dois pontos (70-67), culminando um parcial de 11-0 favorável às nossas cores.
A Bielorrússia ainda esteve a apenas um ponto da nossa Seleção, mas felizmente o triunfo acabou por sorrir à formação lusa, que assim vai defrontar a Roménia, num desafio agendado para as 12h15 e que se insere na luta pela 9.ª posição.
De referir que em termos indiduais, em Portugal, Nuno Sá esteve em plano de evidência (13 pontos e 6 ressaltos), assim como Francisco Amiel (17 pontos), Carlos Cardoso (6 roubos de bola) e Bernardo Neves (10 pontos nos últimos 4 minutos).