Exibição não foi premiada
As palavras de elogio e de respeito do seleccionador belga no final da partida revelam que Portugal demonstrou hoje que a posição que ocupa não é condizente com a qualidade do seu grupo de trabalho.
Competições | Seleções
24 AGO 2010
Assolada por lesões a equipa fez, em Antuérpia uma exibição memorável e a derrota foi injusta e imerecida. A Bélgica e os 6,000 espectadores que esgotavam o recinto só suspiraram de alívio nos instantes finais. 68-63 foi o resultado de final de um jogo em que não deixaram Portugal ganhar apesar de ter sido a equipa que melhor basquetebol jogou defensiva e ofensivamente.
Foi um excelente inicio da equipa de Portugal na Lotto Arena em Antuérpia. Fustigada por lesões a formação lusa entrou com um parcial de 8-0 aos 2 minutos. Reagiram os belgas que foram, paulatinamente, aproximando-se no marcador embora só passassem para o comando aos 16-15 com cerca de 2 minutos para jogar. No final dos primeiros 10 minutos, 18-15.A Bélgica procurou afastar-se no segundo período mas os jogadores portugueses mantiveram a concentração defensiva e conseguiram manter o equilíbrio no marcador. Com 1,55 o resultado estava empatado a 26 pontos depois de mais 2 pontos de Heshimu. No entanto, no último segundo da primeira parte um triplo de Tabu deu a vantagem ao intervalo para os anfitriões: 29-26.A segunda parte começou com mais um cesto português e um lance livre que permitiram o empate. No entanto, ao minuto 3, um triplo seguido de mais uma estranha decisão da arbitragem que assinalou uma falta anti-desportiva na saída para o ataque, deu mais 5 pontos e uma vantagem de 37-29 à equipa da casa. Mais um minuto passou e Portugal reagia com um roubo de bola e afundanço de Evans que punha o resultado em 37-33. Com 3,30 minutos para jogar Carlos Andrade converte um triplo e põe Portugal a 1 ponto (40-39). O último minuto do 3º período foi penalizador. Um triplo de Hervelle seguido de dois pontos e um lance livre colocaram a Bélgica à distância de 7 pontos (50-43). Mas na última posse de bola, Andrade converteu um triplo no último segundo levando o resultado em 50-46 para os últimos 10 minutos.Nos primeiros instantes do 4º período o equilíbrio continuou e a Bélgica não conseguia afastar-se. Com 2 minutos e meio jogados 57-55. Dois minutos passam sem pontos até que Faison marca um triplo e põe a Bélgica com 5 pontos de vantagem. Portugal volta a recuperar e a 4,35 minutos do final perde por apenas 1 ponto e passa para a frente a 3,55 minutos – 60-61 – depois de um parcial de 6-0. Alternância com cesto da Bélgica e depois de Portugal e 50 segundos para jogar – 62-63. Com 34 segundos, os anfitriões voltam a passar para a frente 64-63. A equipa lusa não concretiza e a Bélgica acaba por vencer por 68-63.