Exibição quase perfeita sela primeira vitória em Matosinhos
Sub18 masculinos dominaram Suíça durante 40 minutos
Competições | Seleções
25 JUL 2023
A Seleção Nacional de Sub18 masculinos conquistou a primeira vitória no Campeonato da Europa da categoria (Divisão B), em Matosinhos, e fê-lo de forma afirmativa. Portugal dominou os 40 minutos de jogo e superou a Suíça por 97-74, numa prestação coletiva que levou ao rubro o muito público que, mais uma vez, se deslocou ao Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Para este jogo, a equipa técnica composta por João Tiago Silva, Hugo Matos e Pedro Oliveira promoveu duas alterações no cinco inicial, com as entradas de Jhonathan Andrade e Pedro Lopes para fazerem companhia a Nathan Noronha, Tiago Filipe e Rúben Prey.
A decisão revelou-se acertada, já que Lopes assinou uma primeira parte perfeita, com 15 pontos marcados e 100% de eficácia nos lançamentos de campo e nos lances livres. Mas a exibição de Portugal não se resumiu ao desempenho de um jogador, bem pelo contrário.
A defesa coletiva asfixiante, com alternâncias entre defesa homem e zonal, criou inúmeras saídas em contra-ataque e pontos fáceis para o conjunto luso. E a partilha da bola no ataque, tão apregoada nos treinos, resultou num espetáculo que levou ao rubro as bancadas, novamente muito bem compostas.
Houve triplos e afundanços para todos os gostos, frente a uma Suíça que já bateu a Bélgica neste Europeu. Em resumo, um triunfo afirmativo e mais do que merecido.
No capítulo estatístico, Portugal obteve 57% de eficácia (24/42) da linha de dois pontos, marcou 12 triplos, alcançou 28 assistências e 14 roubos de bola.
Em termos individuais, Pedro Lopes mostrou-se verdadeiramente inspirado, com uma eficácia de quase 100% (20pts, 4/4 2P, 3/4 3P, 3/3 LL, 4res). Pedro Santos (17pts, 5/7 2P, 8res, 3ast, 1dl), Rúben Prey (12pts, 5/6 2P, 8res, 8ast, 5rb) e Nathan Noronha (10pts, 4/4 LL, 3ast, 2rb) também sobressaíram pelas nossas cores.
Portugal fecha a fase de grupos contra a Bélgica, esta quarta-feira (20h30), no CDC de Matosinhos.
Na reação ao triunfo categórico de Portugal, os atletas Rúben Prey e Salvador Victo, e o selecionador João Tiago Silva destacaram os méritos da Seleção Nacional de Sub18 masculinos na conquista da primeira vitória no Campeonato da Europa da equipa das quinas, que agora se foca na obtenção da melhor classificação possível, entre os 9.º e 22.º lugares.
Ver esta publicação no Instagram