«Explorar pontos débeis do adversário»

Mudou-se para Sangalhos, e não demorou muito a Gonçalo Catarino a afirmar-se na equipa.

Atletas | Competições
20 OUT 2015

No encontro de estreia da fase regular do campeonato da Proliga marcou 23 pontos e agora, que se sente bem integrado no clube e na competição, espera ver a sua equipa continuar a somar triunfos na competição. No próximo fim de semana defrontam o Vasco da Gama, uma partida onde o jogador espera que seja o Sangalhos a determinar o ritmo do jogo.

 

A equipa do Sangalhos nos últimos anos tem-se caraterizado por um núcleo de jogadores que tem sido a base de um trabalho de continuidade do técnico Francisco Gradeço. Gonçalo Catarino foi um dos atletas que se juntou ao clube, e rapidamente se apercebeu que se trata de um clube especial. “Fui muito bem recebido, pois já conhecia alguns dos atletas mais novos pelos confrontos nos escalões de formação. A ‘malta’ mais velha pôs-me logo à vontade, sempre que tinha alguma dúvida não se acanhavam em responder.”

 

A mudança de Aveiro para Sangalhos aconteceu pelo simples facto de se querer desafiar, uma aposta que veio a superar as suas próprias expectativas. “Basicamente porque gostava de saber se conseguia jogar a um nível diferente ao que fui habituado e se o podia fazer recebendo algo melhor ainda. Não tinha grandes expectativas, mas se tivesse penso que as teria superado porque não estava à espera de me adaptar tão rápido a esta divisão, ainda por cima por não me ter assumido muito na CNB.”

 

No jogo inaugural da fase regular da Proliga frente ao Sampaense, Gonçalo esteve muito bem, acabando por ser o melhor marcador da equipa com 23 pontos. Mas mais importante que a exibição individual, a vitória inverteu um ciclo menos bom da equipa. “Trabalhamos muito o aspeto defensivo na semana anterior ao jogo, pelo que soubemos antecipar os movimentos do adversário e tiramos partido da situação. Quando condicionamos uma equipa a marcar menos de 40 pontos acho que podemos dizer que fizemos bem o nosso trabalho.”

 

Na próxima jornada o Sangalhos visita o Vasco da Gama, um adversário sempre complicado, mais ainda quando joga em casa. Uma equipa que tem revelado facilidade em fazer pontos no ataque, pelo que Catarino e seus companheiros estão obrigados a condicionar o sucesso ofensivo do opositor. “Sem dúvida que o Vasco da Gama é sempre um adversário complicado devido ao seu plantel aguerrido, constituído maioritariamente por jovens, que nos podem causar problemas no contra-ataque. O Sangalhos sendo uma equipa mais experiente tem de saber abrandar o ritmo do jogo e explorar os pontos débeis da defesa do adversário.”

Atletas | Competições
20 OUT 2015

Mais Notícias