Faleceu o Prof. José Esteves

A morte do Prof. José Esteves é uma grande perda para o desporto nacional e, também, para o basquetebol - modalidade em que foi treinador do Benfica e da Académica.

A Federação Portuguesa de Basquetebol endereça os mais sentidos pêsames a todos os seus familiares, amigos e todos aqueles que conviveram com ele. José Esteves foi sem dúvida uma Grande figura do desporto e da educação física em Portugal. Percursor da Sociologia do Desporto com obras muito marcantes como: Crítica à Organização Desportiva Nacional, publicado no Boletim do INEF em 1958, O Desporto e as Estrutura Sociais, publicado em 1970, Racismo e Desporto publicado em 1978, entre outros textos e que são obras fundamentais para a reflexão acerca do alcance e significado do desporto.

Mas o seu pensamento e obra não se confinaram ao desporto, pois exerceu a cidadania na sua plenitude. Grande pensador anti-estado novo, pertenceu a uma elite que combateu de forma muito inteligente e eficaz o regime totalitário. Foi aluno do 1º curso do INEF e recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Lisboa através da Faculdade de Motricidade Humana. Chegou a ocupar o cargo de sub-diretor do INEF, quando o médico José Andersen Leitão ocupou o lugar de Director (1958-1963), mas as suas ideias contrárias ao regime da altura não lhe permitiram ficar no cargo por muito tempo. Foi, no entanto, um período muito marcante na história do INEF.

18 NOV 2015