FC Porto de volta à Europa

Depois de uma longa ausência, a última vez aconteceu no ano 2003, o FC Porto regressa esta quarta-feira às competições europeias, no jogo de estreia do Grupo G da FIBA Europe Cup, diante da formação eslovena KRKA Novo Mesto.

Competições
26 OUT 2015

Os portistas têm pela frente um desafio complicado, já que defrontam uma equipa de uma das melhores escolas europeias de basquetebol, bem como com tradição nas provas europeias. Nada que faça diminuir a ambição dos azuis e brancos, que já assumiram publicamente que querem regressar a casa com uma vitória.

 

A formação holandesa do Zorg En Zekerheid Leiden e o conjunto alemão do Fraport Skyliners completam o Grupo G, uma poule complicada, com adversários poderosos, e que vão exigir dos dragões a perfeição para aspirarem a seguir em frente na competição, o mesmo será dizer terminar nos dois primeiros lugares do grupo.

 

O adversário da estreia conquistou em 2011 a Eurochallenge, mas vem de uma temporada desapontante, e que procura redimir-se do seu mau desempenho na última temporada. Para ressurgir e voltar a ter sucesso, o KRKA Novo Mesto continua a apostar no gigante Jure Lalic, um croata de 2.12 metros, que obteve médias de 11.4 pontos e 4.6 ressaltos na edição de 2013 da Eurochallenge, na inspiração do atirador sérvio Stefan Sinovec, bem como do base, também ele sérvio, Dusan Katnic, campeão na Bósnia na última temporada, um atleta com experiência europeia ao serviço do Telenet Ostende (7 pts, 4 res e 4 ass) por quem conquistou dois campeonatos. Outro reforço de grande qualidade é o antigo capitão do KK Zadar, um croata que registou na última época médias de 12.3 pontos e 6 ressaltos na Liga ABA.

 

O clube também apostou num novo treinador, Ivan Velić, um bósnio que foi três vezes campeão com o Široki, tendo sido inclusive selecionador nacional bósnio da equipa de Sub 20. Um jogador portanto habituado a trabalhar com atletas jovens, e convém referir que a grande maioria dos jogadores eslovenos que fazem parte do plantel KRKA Novo Mesto passaram por quase todas as seleções mais jovens do país.

 

Em declarações à Agencia Lusa, Moncho López reconheceu que "a equipa tem evoluído bem, dentro da normalidade". O FC Porto é, teoricamente, a equipa mais 'frágil' do Grupo H da FIBA Europe Cup. "Sabemos que vai ser muito difícil, que, para todos os analistas, nós somos, provavelmente, a quarta equipa do grupo, mas sonhamos em conseguir o apuramento e já temos demonstrado que podemos atingir os nossos sonhos". 

 

Teze anos depois, os portistas "sonham" em qualificar-se para a fase seguinte, embora o téncico portista não espere facildades, muito pelo contrário. "Acreditamos muito nas nossas capacidades e, sobretudo, assumimos a responsabilidade de representar este clube. Sempre que entramos numa competição, traçamos objetivos de qualificação, de apuramento."

 

"A história deste clube e mesmo deste plantel diz-nos que, com muito trabalho, os sonhos são possíveis", prosseguiu Moncho López, admitindo que, "se pudesse escolher, preferia ter mais tempo, mais três/quatro semanas" para preparar melhor o conjunto. 

Competições
26 OUT 2015

Mais Notícias