FC Porto joga na Turquia esta quarta-feira
"Dragões" estão muito perto do apuramento para a segunda ronda; Transmissão aqui
Atletas | Competições
21 NOV 2023
A fase regular da FIBA Europe Cup termina esta semana, com o FC Porto a alinhar na Turquia, no pavilhão do Manisa BBSK. O jogo está agendado para esta quarta-feira (16h, transmissão no canal oficial de YouTube da FIBA).
“Dragões” e turcos têm os mesmos nove pontos no grupo E, e por isso a equipa portuguesa está dependente de si mesma para passar à segunda ronda da prova.
No jogo da primeira volta, no Dragão Arena, os “azuis e brancos” venceram o Manisa por 84-67.
O FC Porto, que ainda não perdeu na Liga Betclic Masculina, defronta um adversário que no seu campeonato regista quatro vitórias e quatro derrotas.
Fernando Sá, treinador do FC Porto, em declarações prestadas aos meios de comunicação do emblema nortenho, falou sobre as contas do grupo: “Creio que, até à última jornada, tivemos um percurso imaculado nas competições europeias. Tudo isto só não é mais perfeito devido a circunstâncias que não dominamos, como a guerra em Israel. O facto de haver 10 grupos de quatro equipas e três delas serem israelitas, há três grupos que ficaram reduzidos a três equipas. Isto significa que no nosso grupo já estamos apurados como primeiro ou segundo classificado, em primeiro se vencermos e em segundo se perdermos. Além disso, caso o Nörrkoping ganhe aos Bakken Bears, nós também já estamos apurados. Se ficarmos em segundo, entramos num grupo com os seis melhores segundos classificados e, aí, a influência da guerra pode ter algum peso. Os resultados com os últimos classificados serão retirados e, no caso do Nörrkoping ser último, perdemos as duas vitórias contra eles. Isso faz com que passemos de quatro vitórias para duas e tudo se decide na última jornada”, afirmou.
O técnico “azul e branco” voltou a abordar o tema das contas, quando várias nuances estão envolvidas: “Simplificando: vencendo, passamos em primeiro, não vencendo, passamos em segundo. Podemos passar em segundo com duas ou três vitórias, dependendo do resultado do Nörrkoping com os Bakken Bears. Se o Nörrkoping vencer, os Bakken Bears são último classificados e concorremos com três vitórias, o que nos dá o apuramento automático. Se os Bakken Bears vencerem, iremos concorrer com os outros segundos classificados só com duas vitórias, o que torna as coisas um bocadinho mais complicadas. Mesmo assim, para já, temos várias coisas a nosso favor e está tudo muito indefinido ainda. Vamos com 14 pontos positivos e muitas equipas estão a concorrer connosco com um saldo de pontos negativo”, analisou.
Para Fernando Sá, será importante o FC Porto estar concentrado: “Da nossa parte, a determinação vai ser total. Sabemos que é sempre difícil jogar na Turquia e que é um jogo determinante para eles também, pois estão exatamente nas mesmas circunstâncias do que nós. Jogam em casa, com o pavilhão cheio, e já sabemos como são os adeptos turcos, por isso temos de estar muito mais concentrados e alheios a tudo isso”, salientou.