FC Porto supera Sporting CP na penúltima jornada do campeonato
21.ª jornada da Liga Betclic Masculina deixa em aberto os primeiros lugares
Competições
20 ABR 2024
Na 21.ª e penúltima jornada da Liga Betclic Masculina, FC Porto, Vitória Sport Clube, Ovarense GAVEX, SL Benfica e UD Oliveirense somam vitórias impactantes para a sua classificação no campeonato.
Na partida entre AD Galomar e Vitória Sport Clube, a equipa visitante levou o triunfo por 70-95. No primeiro quarto, embora muito renhido, a equipa minhota levava o avanço de um ponto contando com o parcial de 19-20. Ao chegar ao intervalo, a equipa do Vitória assumiu a liderança marcando 24 pontos apenas nos segundos dez minutos do jogo, enquanto que a equipa da casa conseguiu 16 .
Na luta após o descanso no balneário, a formação de Miguel Miranda não se deixou levar e alcançou a maior pontuação por quarto deixando os parciais a 18-26 pontos. Esta diferença pontual levou a que a equipa visitante se distanciasse e conquistasse o triunfo do encontro. Importa salientar que Cornelius Hudson foi o melhor jogador em campo alcançando uma valorização de 35,5 pontos, conseguidos a partir de 25 pontos marcados, sete ressaltos, quatro assistências e cinco roubos de bola.
Num jogo emocionante, o Imortal LUZIGÁS foi derrotado pela Ovarense GAVEX com um resultado final de 82-97. A equipa anfitriã iniciou bem a partida, mas ainda no primeiro quarto a equipa vareira atingiu o seu recorde de parciais por 18-38 pontos. Esta vantagem não deixou com que a turma algarvia desmotivasse, lutando para o encontro de parciais, ficando apenas a 12 pontos da equipa visitante na entrada para o intervalo.
Depois do descanso, o terceiro (23-27) e o último quarto (17-16) estiveram bastante equilibrados a nível de parciais, no entanto, a vantagem obtida no primeiro quarto, pela equipa de Aveiro, mostrou-se derradeira na conclusão do confronto.
O melhor jogador em campo mostrou-se ser Jamir Harris que marcou 22 pontos, concretizou quatro ressaltos e quatro assistências. O jogador norte-americano alcançou uma valorização de 28 pontos neste jogo.
Esta jornada ficou também marcada pelo “clássico” onde o FC Porto recebeu e saiu vitorioso diante o Sporting CP (86-72).
Bola ao ar e a equipa da casa afirma os parciais de 23-17 no final do primeiro quarto. A equipa verde e branca tenta dar a volta ao resultado ficando apenas com a diferença de dois pontos aquando da entrada para os balneários. Batendo um recorde no jogo, os dragões atingem um parcial de 26-22, assegurando uma maior distância da equipa visitante. Ao soar da buzina final, e após levarem avante o quarto e último quarto, a equipa da casa vence com uma margem de 14 pontos.
A nível estatístico realçar o desempenho de Tanner Omlid que, com uma valorização de 32 pontos, conseguiu adicionar ao marcador um total de 24 pontos e ainda cumprir com 10 ressaltos, três assistências e cinco roubos de bola.
Estatística completa aqui: FC Porto 86–72 Sporting CP
Já o SL Benfica levou a melhor no jogo contra o CD Póvoa ESC ONLINE (101-77). Com uma primeira parte mais renhida, que ficou marcada pelos parciais de 24-18 e antes do intervalo 22-19, os encarnados foram para o descanso a vencer por nove pontos (46-37). No terceiro quarto da partida a equipa vermelha e branca superou-se e conseguiu “abanar” o marcador com 34 pontos em 10 minutos. Não se deixando ficar para trás, a equipa poveira atingiu também o recorde de 25 pontos neste terceiro quarto. O jogo terminou com as “águias” a atingirem a centena de pontos. O homem do jogo foi Terrell Carter, que marcou 14 pontos com a camisola do Benfica e ainda, concretizou nove ressaltos e dois roubos de bola. A sua valorização marcou os 27 pontos.
O UD Oliveirense recebeu o Portimonense Viva Portimão e venceu o jogo com uma margem de três pontos (78-73). O jogo teve um primeiro quarto bastante renhido terminando com o parcial de 26-25. Ambas as equipas diminuíram a pontuação no marcador na chegada ao intervalo (12-15), onde a equipa de Portimão se esforçou para dar a volta. O regresso depois do intervalo, e durante o último quarto do jogo, a equipa da casa afirmou-se mais coesa na sua marcação conseguindo assim chegar ao triunfo. Joel James foi o homem do jogo ao concretixar 10 pontos, nove ressaltos e uma assistência, adquirindo uma valorização de 19 pontos.
O jogo que encerrou a 21.º jornada da Liga Betclic Masculina teve como intervenientes o Esgueira Aveiro OLI e a equipa do Lusitânia EXPERT. A equipa de Aveiro recebeu os insulares, que sairam vencedores da partida por 89-61.
Durante os primeiros 10 minutos de jogoa equipa da casa conseguiu um avanço bastante significativo (24-8) sobre os seus adversários. A formação liderada por João Tavares aumentou a passada no segundo quarto e conseguiu quase que equiparar os parciais desse período (22-18). Apesar de as equipas seguirem para o intervalo com uma diferença de 20 pontos, a liderança no terceiro quarto foi sem dúvidas da equipa de Aveiro. O fator casa favoreceu a formação de Pedro Costa que, com esta vitória, escapou dos lugares de despromoção à entrada para a última jornada da Liga.
Destacou-se dentro das quatro linhas Emanual Sherpherd com 20 pontos marcados, nove ressaltos, duas assistências e um roubo de bola, tendo-lhe sida atribuída uma valorização de 28,5 pontos.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.