Fernando Sá: “Atitude e estratégia dão Vitória”

O Vitória de Guimarães protagonizou a surpresa da 2ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol ao impor, bem mais cedo do que aconteceu nas duas épocas anteriores, a primeira derrota da temporada ao Benfica.

Competições | Treinadores
25 OUT 2010

Um triunfo que na opinião do técnico vitoriano, Fernando Sá, ficou a dever-se à grande atitude defensiva da equipa, que cumpriu com rigor a estratégia delineada para o jogo.

Após muito equilíbrio nos três primeiros períodos do encontro, o Vitória fez a diferença nos últimos 10 minutos “acima de tudo porque acreditou na estratégia montada, com agressividade defensiva e uma grande entrega na difícil luta pelos ressaltos defensivos”. A superioridade da equipa vimaranense resultou do facto de ter “conseguido criar algumas soluções ofensivas mais fáceis que, naquela altura do jogo, já não estavam muito claras nem acessíveis”, explicou Fernando Sá.Para além do excelente resultado obtido, o grupo orientado por Fernando Sá conseguiu limitar a produção ofensiva encarnada a 71 pontos, um registo que não deixa de ser positivo face à qualidade e quantidade de soluções ofensivas existentes no plantel benfiquista. “Traçámos dois objectivos para este jogo: diminuir o número de contra-ataques e transições rápidas; bem como reduzir o número de soluções ofensivas em ataque planeado”, esclareceu o treinador.Analisando a estatística do encontro, é notória a ineficácia do jogo interior do Benfica. De uma forma muito linear, os três jogadores que normalmente actuam nas áreas mais próximas do cesto combinaram apenas 4 pontos em todo o encontro. “Penso que realmente a estratégia montada, aliada à atitude demonstrada pelos jogadores, em termos individuais e colectivos, foi fundamental para as percentagens dos jogadores do Benfica baixarem, quer do jogo interior, quer do exterior”, concluiu o técnico do Vitória.

Competições | Treinadores
25 OUT 2010

Mais Notícias