Fernando Sá: «Grupo sério e unido»

A maior dispersão de atletas consagrados pelos clubes da Liga vem fazer com que o próximo campeonato da Liga possa ser mais atractivo e disputado.

Competições | Treinadores
10 SET 2010

Um dos clubes que beneficiados acaba por ser o Vitória de Guimarães e seu treinador, Fernando Sá. Para quem, mais do que os nomes que chegam, as contratações significam qualidade, disponibilidade para trabalhar e espírito de vitória a acrescentar ao grupo de trabalho.

É fácil constatar que muitas das caras novas do Vitória tiveram, num passado recente, uma ligação ao FC Porto. Mas não foi esse o critério de escolha de Fernando Sá para se decidir por algumas caras bem conhecidas do basquetebol português. “Acima de tudo são jogadores com os quais eu me identifico, que vão trabalhar e dedicar-se a este projecto com muita ambição. O facto de já terem jogado juntos vai acima de tudo simplificar a adaptação e integração destes atletas, quer em termos pessoais quer em desportivos.”Entre os mais jovens e os mais veteranos, existe algo em comum, embora por diferentes motivos: São jogadores com vontade de voltar à ribalta e demonstrarem o talento que têm. “Como já referi anteriormente, estes jogadores, juntamente com os que já representam o Vitória há já alguns anos, formam um grupo de trabalho muito sério, cúmplice e unido. A mim não precisam de provar nada, quero que se sintam felizes a fazer aquilo que mais gostam.”Ainda é cedo para Fernando poder avaliar o valor que a equipa terá, mais ainda porque a vaga do terceiro estrangeiro ainda não foi preenchida. Mas é sempre possível fazer um balanço do trabalho realizado até agora. “Sinto que é um grupo com o qual vou ter muito prazer em trabalhar, que tem uma grande capacidade de assimilação de fundamentos e que, independentemente da idade, todos sabem que podemos continuar a melhorar.” Quanto ao terceiro estrangeiro. “A vaga é para ser preenchida” – confirmou o técnico vimaranense.Face às contratações feitas e tendo em conta o comportamento do clube nos últimos anos, o Vitória de Guimarães volta a ser apontado como um dos clubes que poderá uma surpresa das provas nacionais. “A obrigação de ganhar títulos não é nossa, felizmente temos conseguido estar presentes nos momentos de decisão e até vencer algumas. Isso aumenta aquilo que todas as equipas tanto procuram, a responsabilidade e respeito pelos adversários.”

Competições | Treinadores
10 SET 2010

Mais Notícias