Ferragudo na luta pela manutenção recebe líder Sportiva
Greeta Uprus e Audrey Warren projetam embate; Fim de semana reserva-nos a 20.ª ronda da Liga Betclic Feminina
Atletas | Competições
1 MAR 2024
Este fim de semana disputa-se a 20.ª jornada da Liga Betclic Feminina. Num dos jogos os extremos vão tocar-se, com a ACD Ferragudo, última classificada, a receber o Sportiva AZORIS HOTELS, líder da prova.
As atletas Greeta Uprus e Audrey Warren projetaram esta partida, agendada para as 11h30 de domingo e com transmissão em direto na FPBtv (acesso gratuito) e n’A Bola TV.
No Ferragudo, Greeta Uprus deixa muitos elogios ao adversário: “Acho que o Sportiva é uma equipa que joga de forma muito inteligente. Tem grande jogadoras e profundidade no banco, o que lhe permite jogar agressivamente na defesa, pressionar os adversários e levá-los a cometer erros, para depois ser rápido no ataque. Tem todas as posições bem preenchidas, o que lhe permitiu estar na liderança da Liga Betclic Masculina”, afirma.
Apesar do Ferragudo se encontrar numa incómoda última posição, Uprus afasta um acréscimo da pressão: “Só temos que estar no nosso top e jogar de forma unida nos dois lados do campo. O nosso primeiro jogo contra o Sportiva foi, provavelmente, o nosso pior desta temporada. Portanto, só há aspetos a melhorar. Infelizmente, não temos tido muita sorte esta época no final dos jogos. Resistimos, mas no fim cedemos. Penso que não há uma pressão extra, porque estando no último lugar há sempre pressão para ganhar, mas já mostrámos que podemos defrontar qualquer equipa. Espero que possamos fazer um grande jogo”, deixa o desejo.
A atleta de 29 anos elenca os aspetos em que a equipa tem de melhorar para estas jornadas decisivas: “Devemos ser mais consistentes, com boas decisões e ter a bola sob nosso controlo, evitando que as outras equipas nos controlem e nos forcem a erros precipitados. Temos lutado com turnovers e jogado o nosso jogo na segunda parte, por isso espero que possamos melhorar”, refere.
Em época de estreia no nosso país, Uprus mostra-se agradada: “Não conhecia muito bem o campeonato português e como era aqui o sistema, mas está a ser uma experiência boa e reveladora. Penso que a Liga tem muito potencial, especialmente com várias jogadoras internacionais em todas as equipas. Isso aumenta a qualidade e a competitividade e torna a competição mais apelativa para as próximas época”, salienta.
Do lado do Sportiva, Audrey Warren examina o opositor: “O Ferragudo é uma equipa talentosa, com boas atiradoras e jogadoras de qualidade no 1×1”, detalha.
A formação açoriana é a comandante isolada do campeonato e Warren explica o porquê: “Acho que, juntamente com todo o talento que temos na nossa equipa, nunca desistimos e mantemo-nos sempre com energia. Temos um banco com muitas opções, que conseguem manter o fluxo de jogo. A nossa equipa técnica prepara-nos bem contra os ataques dos adversários. Temos de continuar como até aqui e ainda melhorar. Precisamos de seguir os nossos planos de jogo, continuar a pressionar a linha defensiva e partilhar a bola na linha ofensiva, tal como temos feito esta época”, analisa.
A extremo norte-americana elogia a Liga, mas assume de forma declarada a candidatura ao título: “Penso que somos o principal candidato ao título! Há várias boas equipas na Liga, com o seu basquetebol todas podem ter uma tarde ou noite positiva. Se continuarmos a trabalhar arduamente, acredito que terminaremos na liderança”, prognostica.
Também chegada a Portugal esta temporada, Warren é a voz da satisfação: “Esta experiência tem sido muito boa! Este sítio é maravilhoso, as colegas de equipas são ótimas, o grupo é muito bom. Esta é uma boa Liga, com muitas jogadoras de qualidade que me desafiam e que me tornam melhor atleta”, conclui.
São estas as partidas da Liga Betclic Feminina marcadas para este fim de semana. Como sempre, a FPBtv estará em todas elas:
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.