Filho de Sabonis joga em Espanha

Uma das imagens mais gratificantes deste ano no Campeonato Mundial ocorreu durante o intervalo da final entre a anfitriã Turquia e os Estados Unidos.

Atletas | Competições
11 OUT 2010

Os homens e mulheres que estavam a ser nomeados no “Hall of Fame” da FIBA foram aplaudidos pelo imenso público presente e um gigante recebeu aplausos da multidão. Nem mais nem menos do que Arvydas Sabonis, a lenda da Lituânia.

O homem que deu ao basquete internacional muitas emoções e encheu o seu país de orgulho não conseguia deixar de sorrir. Depois de ouvir o seu nome no altifalante do Sinan Erdem Dome, Sabonis parou, deu alguns passos na direcção da secção de adeptos vestidos com as cores da Lituânia e acenou antes de entrar para uma linha composta por outros “Hall of Fame”. O tempo voa. Esta temporada, Tautvydas de apenas 18 anos e filho Sabonis, faz a sua estreia na LEB Ouro espanhola pela Clinicas Rincon, a equipa da LEB do Unicaja Málaga. A família Sabonis tem uma casa em Málaga. Uma coisa é tentar e seguir os passos do pai a outra é jogar basquete profissional. É algo totalmente diferente, no entanto, se seu sobrenome é Sabonis… “Se existe alguém que não sabe quem Arvydas Sabonis é, é porque não é lituano,” afirmou Tautvydas. “Eu sou conhecido como o filho Sabonis.” Tautvydas tem 2.02 metros e, como o pai, já vestiu a camisola da Lituânia, embora com as equipas juvenis do país e não com a equipa sénior. Existem outros dois filhos de Sabonis que também jogam basquetebol: Domantas e Zygmantas. “O que é bom ainda não surgiu”, diz Tautvydas. “É o Domantas, tem 14 anos e joga na equipa de juniores. O que ele faz, nem eu ou Zygmantas fizemos na sua idade. Acho que vai ser o melhor de todos nós.” Tautvydas já ouviu muitas histórias sobre seu pai: os inúmeros prémios de MVP que ganhou, os torneios internacionais em que competiu e os jogos na NBA. Uma história que Tautvydas gosta de contar é aquela sobre o Zalgiris. No final da década de 80, quando Sabonis estava no auge de sua carreira, assinou pelo Fórum Valladolid, em Espanha. “O que eu realmente aprendi com o meu pai, e que nunca vou esquecer, é que quando assinou pelo Fórum, ele prometeu voltar a jogar pelo Zalgiris “, diz Tautvydas. “Depois de muitos anos, ele cumpriu a promessa e jogou sem qualquer custo uma temporada completa.” Isso demonstrou a lealdade de Sabonis para com a equipa do Kaunas e para com o basquete lituano. Quando questionado sobre algum conselho que o seu pai lhe teria dado, Tautvydas confessou: “Para trabalhar, comer e dormir bem.” Quanto ao seu objectivo pessoal para esta temporada no campeonato da LEB de Ouro, “melhorar em todos os aspectos do meu jogo. Quero aprender com meus colegas e tentar conseguir alguns minutos de jogo. Eles dizem-me que sou inteligente no campo, que conheço o jogo. Sou mais parecido com o Carlos Jimenez (antigo capitão da Espanha e atual extremo do Unicaja Málaga).” No Campeonato Europeu de Sub-18 este Verão, em Bar, no Montenegro, Tautvydas jogou uma média de pouco menos de 14 minutos por jogo. Dois anos antes, tinha jogado no Campeonato Europeu Sub-16. Em ambas as ocasiões, os lituanos ganharam as medalhas de ouro.

Atletas | Competições
11 OUT 2010

Mais Notícias