Final Nacional de 3×3 realiza-se este domingo
Marginal de Matosinhos acolhe evento
Competições
24 AGO 2022
Decorre este domingo, a partir das 10 horas, a Final Nacional do Circuito de 3×3. A Marginal de Matosinhos, com uma vista sensacional para a praia, serve de palco a este ponto alto, cujas finais vão ser transmitidas, em direto, pela FPBtv.
Luís Oliveira, um dos membros da organização do Circuito Nacional, explica este ponto alto: “A Final Nacional de 3×3 de Matosinhos consiste no encontro entre os vencedores em cada uma das etapas que realizámos por todo o país. É o culminar da competição, onde se vão encontrar os vencedores dos vencedores. O evento vai decorrer na Marginal de Matosinhos, com uma vista privilegiada para a praia. Ao lado da praia teremos seis campos, um deles principal e equipado com bancadas. Lanço o convite para que nos venham fazer companhia. Prometemos bastante animação, com horas de muito e bom basquetebol”, afirma.
O certame envolve muitas pessoas, como refere Luís Oliveira: “Um dos nossos motivos de orgulho é verificar que há, nos mais variados escalões, equipas de todas as etapas – Funchal, Esposende, Ribeira Grande, Setúbal, Vendas Novas, Vila Pouca de Aguiar, Ovar, Quarteira, Rio Maior, Lisboa -, faltando agora juntar as equipas da zona do Porto. Temos a confirmação de 60 equipas, infelizmente nem todas as apuradas podem participar. Com o apuramento das equipas da Etapa de Matosinhos (27 de agosto), temos previsão de serem mais de 70 formações e de 260 jogadores/as”, aponta.
Na hora de fazer o balanço deste Circuito, Luís Oliveira não esconde a satisfação: “No Circuito Nacional de 3×3 tenho verificado um constante crescimento a todos os níveis, o que me deixa cada vez mais ambicioso. Ainda que com menos etapas realizadas em 2022, vamos ultrapassar todos os números da primeira edição, realizada em 2019. Deixa-nos satisfeitos ver que temos cada vez mais jogadores/as a realizar várias etapas do nosso Circuito, jogadores/as que mostram interesse em participar a nível internacional e ver que a nossa organização está cada vez mais a despertar o interesse na participação de equipas estrangeiras. A realização do Circuito Nacional tem-nos permitido aumentar o nosso ranking nacional. Prevemos acabar o Circuito Nacional no Top 50 mundial e acima do top 25 europeu. Temos, com tudo isto, jogadores/as cada vez mais conhecedores e capacitados para disputar o 3×3 da FIBA, a envolvência dos escalões mais jovens permite-nos ir cativando e capacitando, cada vez mais, os jogadores para esta modalidadade”, finaliza.