Final segue em Carcavelos
A final da Liga Feminina prossegue este fim-de-semana, com a realização, em Carcavelos, casa da Quinta dos Lombos, dos jogos 3 e 4 de uma final disputada à melhor de cinco.
Competições
21 ABR 2011
Neste momento as equipas estão empatadas a um, depois de dois jogos muito equilibrados. O jogo frente ao CAB Madeira, no próximo sábado, às 17.30 horas, assume um carácter preponderante, não só porque colocará em vantagem na eliminatória a equipa vencedora, mas também do ponto de vista psicológico pelo suplemento de ânimo e moral que advirá desse triunfo.
Poder-se-á dizer que nesta fase da final, a Quinta dos Lombos estará numa situação ligeiramente vantajosa pelo facto de ter conseguido vencer um jogo na Madeira e de dispor agora de dois encontros em casa para poder sagrar-se campeã nacional. Isto em teoria, porque quando se joga uma final tudo pode acontecer. Os encontros naturalmente são especiais e quando estão frente a frente duas equipas equilibradas, já que nenhuma se assume claramente superior à outra, a inspiração individual e colectiva das atletas acaba por fazer a diferença, especialmente quando são decididos em pormenores.As madeirenses começaram melhor ao vencerem o primeiro jogo, respondeu a Quinta dos Lombos com um triunfo no segundo jogo, mostrando uma vez mais, à imagem do que aconteceu na meia-final, a sua aptidão para vencer jogos na condição de visitante. O sucesso do conjunto liderado pelo técnico José Leite passará por repetir o bom trabalho realizado na defesa da influente poste norte-americana Utahya Drye, referência interior das insulares, manter o reduzido número de turnovers e o contributo positivo das atletas portuguesas, principalmente as que saltam do banco.As madeirenses, por seu lado, seriam muito mais perigosas se conseguissem demonstrar o seu temível tiro exterior, alternando com as soluções próximas do cesto, algo que daria uma dimensão diferente ao ataque do CAB. O treinador insular Juca vai certamente manter a sua elevada intensidade defensiva, que tão bons resultados têm dado, de forma a forçar perdas de bola no adversário, ou então desregular as movimentações ofensivas das lisboetas ou diminuir-lhes o tempo de ataque.Motivos mais do que suficientes para que os adeptos da modalidade se desloquem ao Pavilhão da Quinta dos Lombos para assistirem a mais dois grandes encontros de basquetebol. Depois de uma temporada de grande sucesso e visibilidade da Liga Feminina, a final merece um enquadramento humano que sirva de reconhecimento pelo esforço dispendido por todos aqueles que trabalharam em prol do basquetebol feminino.