«Focados do início ao fim»

A Academia vai defrontar o Barreirense nas meias-finais do Troféu António Pratas – Proliga com a determinação de assegurar a presença no decisivo encontro da competição que antecede o campeonato.

Atletas | Competições | FPB
22 SET 2015

O jogador destaca a união e o espírito de entreajuda que se criou no grupo sediado no Lumiar.

 

Tinham como objetivo chegar à fase final do Troféu António Pratas?

 

A participação no Troféu António Pratas foi visto por nós como oportunidade de realizar jogos-treino para prepararmos a nossa época. Como tal, a presença nas meias-finais dar-nos-ia oportunidade de realizar mais um, ou dois, jogos oficiais para melhor prepararmos a época que se aproxima. Uma vez que a fase final será realizada no Lumiar, gostávamos de marcar presença à frente dos nossos apoiantes, o que nos deu uma motivação extra. Óbvio que enquanto atletas entramos sempre no jogo para ganhar, se não for esse o objetivo, não faria sentido competir.

 

Algum momento da fase de grupos que considere como tendo sido decisivo para avançarem para as meias-finais?

 

Todos os momentos dos jogos são importantes pois influenciam sempre o resultado final. Mais importante que um momento foi a união que se criou em toda a equipa. Uma vez que a competição foi antecipada, e logo com 3 jogos em 3 dias, não tivemos tempo para que nos apresentarmos preparados a 100%, principalmente do ponto de vista físico, pelo que foi preciso um esforço enorme, e aí a união e entreajuda foram sobejamente importantes!

 

Na sua opinião, o trabalho de continuidade, e a manutenção de um núcleo duro da equipa, podem trazer mais sucesso esta temporada ao clube?

 

A manutenção do núcleo duro da equipa acaba por ser muito importante porque o trabalho assenta muito na química que já existe entre os atletas. Já nos conhecemos todos há imensos anos, e os laços vão-se criando, sendo preponderante na tal união que me referia. O ambiente é sempre acolhedor aos novos jovens atletas e embora tenhamos imensas dificuldades em treinar conjuntamente, como gostaríamos, devido aos compromissos profissionais de cada um, somos todos ambiciosos e competitivos. A nossa filosofia é sempre jogar um jogo de cada vez e entrar para ganhar.

 

A vossa maior experiência poderá ser um trunfo importante para ultrapassar na meia-final o Barreirense?

 

Penso que mais importante que a nossa maior experiência será a nossa consistência. O ano passado fomos muito inconsistentes e sabemos que se conseguirmos manter-nos focados do início ao fim dos jogos, dia sim, dia sim, seremos muito mais fortes e difíceis de ultrapassar.

 

Surpreendeu-o o apuramento do Barreirense para esta fase final? E quais os pontos fortes que destacaria na equipa do Barreiro?

 

Não, de maneira alguma. Acredito piamente nos resultados através do trabalho árduo e exigente. Essa é claramente a abordagem ao treino e jogo do conjunto do Barreirense e da sua equipa técnica, pelo que seria de esperar que se encontrassem bem preparados nesta primeira fase competitiva. Não conhecemos o conjunto tão bem, como outras equipas que já militavam na Proliga, portanto resta-nos uma boa semana treinos para dar continuidade ao trabalho de preparação para a época desportiva.

Atletas | Competições | FPB
22 SET 2015

Mais Notícias