Formação: várias Associações já conhecem os campeões distritais

Formação
21 JAN 2025

Janeiro é mês de decisões para os escalões de formação da nossa modalidade. Por todo o país jogam-se as fases finais dos campeonatos distritais de várias Associações, com vários campeões já conhecidos. Eis os resultados até ao momento:

AB BRAGA

No Pavilhão de São Cosme, o SC Braga – Modalidades sagrou se campeão distrital de Sub18 Masculinos, levando de vencida FamaBasket, Vitória Sport Clube e Basquete Clube de Barcelos, terminando nesta ordem a classificação final. O Cinco Ideal compôs-se com Rodrigo Araújo (BC Barcelos), Simão Portela (Famabasket), Gustavo Filipe e Ricardo Pinheiro (SC Braga) e Ricardo Costa (Vitória SC). Gustavo Filipe foi MVP.

Já em Sub16 Masculinos, num pavilhão lotado e com muito apoio aos intervenientes, o Vitória SC venceu o SC Braga no derradeiro duelo e é o campeão distrital no distrito de Braga. O Famalicense Atlético Clube e o SC Maria da Fonte ocupam o 3.º e 4.º posto, respetivamente. No Cinco Ideal entraram Bendan Pereira (SC Maria da Fonte), Diogo Bonifácio (Famalicense), Duarte Silva (Vitória SC) e Tiago Teixeira e João Pinto, ambos do SC Braga. O MVP caiu para Diogo Bonifácio.

Os Sub16 Masculinos do Vitória SC

AB Porto

SC Vasco da Gama e SCC Coimbrões conquistaram, no último domingo (19 de janeiro), os títulos distritais da I Divisão, no escalão de Sub18, em Masculinos e Femininos, respetivamente, sucedendo ao FC Porto e ao CPN. Os jogos decisivos foram disputados no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, naquele que constituiu o primeiro evento da modalidade no âmbito de Matosinhos – Cidade Europeia do Desporto 2025.

No Masculino, os rapazes do Parque das Camélias deram sequência ao sucesso alcançado na fase regular, que eleva para 15 encontros oficiais consecutivos sem perder – seguem, pois, invictos na temporada –, e bateram o Maia BC, na final, por 66-61, depois de terem vencido o 5Basket na meia-final. Arthur Gomes (Vasco da Gama) recebeu o prémio MVP – Trust, sendo acompanhado no Cinco Ideal da prova por João Maria (Vasco da Gama), Tiago Santos (Maia Basket), Tomás Loureiro (5Basket) e Francisco Oliveira (5Basket). FC Porto, Clue 5Basket, CLIP e FC Gaia ocupam da 3.ª à 6.ª posição da classificação.

No Feminino, o SCC Coimbrões também confirmou o primeiro lugar que trazia da fase regular e derrotou o CLIP, na final, por 45-42, após ter vencido o NCR Valongo nas meias-finais. Maria Marcelino, do CLIP, foi designada como MVP – Trust, recebendo a companhia no Cinco Ideal de Mercedes Schneider (CLIP), Ana Alves (CPN), Joana Oliveira (NCR Valongo) e Mafalda Monteiro (Coimbrões). CPN, NCR Valongo, Maia BC e Guifões SC ficam entre o 3.º e o 6.º posto, respetivamente.

AB VIANA DO CASTELO

Viana já tem praticamente todos os seus campeões distritais conhecidos, com o BC Limiense e o CB Viana a dividirem as honras em todos os escalões e géneros. Em Sub18 Femininos, vitória do CB Viana frente ao Barca BC, por 78-45, com Margarida Costa a MVP. Nos rapazes, o MVP Rodrigo Jaques ajudou a sua equipa, o CB Viana, a vencer o BC Limiense por 59-51 e a sagrar-se campeão distrital.

Em Sub16 Femininos, vitória do BC Limiense face ao CB Viana (40-31), tendo saído como MVP a jogadora Beatriz Pereira, da equipa vencedora. A história repetiu-se em Sub14 Femininos, com a vitória do BC Limiense face ao CB Viana (36-23), sagrando-se MVP Matilde Vieira (BC Limiense). Em Sub14 Masculinos, invertem-se os papéis e é o CB Viana o campeão distrital, batendo o BC Limiense na final por 53-51. Tiago Silva, da equipa de Viana do Castelo, foi o MVP.

A equipa Sub18 Feminina do CB Viana

Ainda falta disputar a Fase Final para o escalão de Sub16 Masculinos.

(em atualização)

Foto de Capa | AB Porto
Formação
21 JAN 2025

Mais Notícias