“Fortalecer a nossa defesa”

O playoff final do campeonato da Proliga poderia muito bem ser liderado nesta altura pelo Illiabum, assim a equipa de Ílhavo tivesse sido capaz de gerir o final do jogo 1.

Atletas | Competições
26 MAI 2016

Um problema que Rafael Wildner reconhece que já vem de trás, mas que não coloca em causa o grande objetivo do grupo de trabalho. Com o apoio dos adeptos, e a habitual determinação da formação ilhavense, Wildner está confiante que serão capazes de forçar a negra. A semana está a ser utilizada para afinar estratégias de forma a contrariar alguns pontos fortes do adversário, embora o sucesso nesta final passe por uma melhoria no desempenho defensivo. O jogador não esquece o apoio dos adeptos ao longo de toda a temporada, razão pela qual lhes gostaria de dedicar, e à cidade, o titulo de campeão da Proliga.

 

Chegaram a sentir que o jogo estava ganho? E como explica a reviravolta permitida nos instantes finais do jogo?

 

Tal como aconteceu nos dois jogos anteriores contra o Atlético, sabíamos que não ia ser fácil gerir o final do jogo. Fizemos uns bons 35 minutos de jogo e conseguimos construir uma vantagem de 16 pontos no ultimo período. Estávamos confiantes, mas nunca chegamos a pensar que o jogo estava ganho, pois sabemos que os jogos só terminam no ultimo segundo. Conseguiram aproximar-se nos últimos minutos devido à experiencia da equipa, com jogadores como o Sérgio Ramos ou o Miguel Barroca, e com uma excelente percentagem de acerto, principalmente nos lances livres, conseguiram dar a volta no marcador.

 

Apesar do factor casa, deixaram de ter margem para erro nesta final. Nada que retire tranquilidade à equipa ou abale a sua confiança?

 

A equipa já estava confiante para o primeiro jogo e sabemos que deixámos escapar uma excelente oportunidade para liderar a série. Mas com o apoio do nosso publico, a nossa determinação, sabemos que podemos ganhar o jogo no sábado e levar a eliminatória para a "negra".

 

Será expectável alguns ajustes táticos para este fim de semana? E quais foram os principais problemas criados pelo Atlético no jogo 1?

 

Os ajustes táticos são naturais nesta fase da competição, e é normal que esta semana de treinos seja focada em contrariar ameaças especificas do jogo do Atlético. O Atlético é uma equipa organizada taticamente, que sabe explorar os seus pontos fortes tanto no jogo interior como no jogo exterior. Durante o jogo eles souberam ler bem as situações de jogo, e aproveitaram, quase sempre, os erros defensivos que a nossa equipa cometeu, principalmente nos minutos finais.

 

No ataque, de que forma podem fazer mais e melhor?

 

Sinceramente não acho que o ataque tenha sido o problema e 80 pontos deverão ser suficientes para vencer qualquer equipa. O nosso principal foco vai para o trabalho defensivo no qual teremos que ser capazes de garantir a nossa tabela defensiva, defender bem o 1×1 e  assumir responsabilidade individual e coletiva de modo a fortalecer a nossa defesa.

 

Algo em especial que entenda destacar como sendo decisivo para conquistar o titulo de campe„o da Proliga?

 

Não podia concluir esta entrevista sem dedicar uma palavra especial ao nosso publico que se deslocou em massa até à Tapadinha, e à forma como apoiaram a equipa durante todo o jogo. Para este fim de semana esperamos que os nossos adeptos voltem a encher o nosso pavilhão e que ajudem a equipa a alcançar os seus objectivos. Ílhavo é uma cidade de basquetebol e todos juntos podemos dar esta alegria aos adeptos, ao clube e principalmente à cidade que nos apoiou durante toda a temporada.

Atletas | Competições
26 MAI 2016

Mais Notícias