FPB colabora com o projeto “Joga Simples”

Plataforma visa facilitar a iniciação desportiva no universo Paralímpico

Competições
14 AGO 2023

O Comité Nacional de BCR (CNBCR) acordou a cooperação com o projeto “Joga Simples”, cujo objetivo passa por construir uma base de dados com os clubes com modalidades adaptadas.

O precursor da iniciativa, Tiago Maia, jovem praticante de Ténis em cadeira de rodas, pretende, numa primeira fase, reunir informação relativa a todos os clubes e aferir lacunas existentes em aspetos como a disponibilidade de transporte para os locais de treino, as condições de acessibilidade, o material de prática disponível (no caso do BCR, cadeiras de competição) e o potencial suporte que a federação responsável possa providenciar, tanto a nível logístico, como na aquisição e cedência dos recursos em falta.

Na ótica do impulsionador do projeto, as atuais plataformas revelam-se insuficientes ou encontram-se desatualizadas. A longa travessia de 2018 até 2022 para descortinar uma solução que lhe permitisse o envolvimento no Ténis em cadeira de rodas constituiu o principal catalisador para a criação do “Joga Simples”. “Foram anos em que a informação que era dada não batia certo. Identificámos que os mecanismos existentes continham gralhas e, após os contactos com os clubes, constatámos ainda mais inconsistências. Pude comprovar logo no início que um dos clubes sinalizados para o Ténis em cadeira de rodas já não o fazia desde 2012. Por isso este trabalho é necessário”, referiu.

Para o lançamento do site, passo inaugural previsto para setembro, se alcançada a meta de “conseguir completar as bases de dados para que sejam fidedignas”, contribui uma extensa e jovem equipa de trabalho, totalmente voluntária, essencial para coadjuvar Tiago Maia na missão de concretizar a iniciativa, que se desdobra nas áreas de informática, logística, comunicação e recolha de informação.

Entre o leque de entidades parceiras, para além da FPB, sobressaem a Federação Portuguesa de Golfe, Federação Portuguesa de Ténis, SURFaddict, Football For All, Federação Portuguesa de Corfebol, Federação Portuguesa de Natação, EDGA (European Disabled Golf Association).

No tocante ao BCR, os dez clubes nacionais atualmente no ativo já foram incentivados a indicar as necessidades e informações solicitadas, na expectativa de que o universo de praticantes da modalidade cresça exponencialmente.

Nota: fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

Competições
14 AGO 2023

Mais Notícias