FPB conclui ciclo de reuniões de preparação para a época 2021/22
Preparação para a época que se avizinha
Competições | FPB
1 AGO 2021
A FPB concluiu o ciclo de reuniões de análise da última temporada e de preparação para a próxima época, após o encontro com os clubes e associações da 2.ª Divisão masculina (terça-feira) e a realização da Conferência Nacional do Calendário 2021/2022 (sábado).
No encontro de terça-feira com os representantes da 2.ª Divisão masculina, o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, abriu a ordem de trabalho a destacar o trabalho e compreensão apresentado pelos clubes e associações ao longo de toda a temporada 2020/2021.
Após a intervenção inicial, seguiu-se uma análise do ponto de vista estatístico, de comunicação, marketing e do projeto Valorizar, bem como os objetivos pretendidos para a FPBtv para 2021/2022. Nuno Manaia, Diretor Técnico Nacional, explicou o modelo competitivo da próxima época e apresentou um esboço da calendarização pretendida, antes de dar a palavra aos representantes de clubes e associações.
Oito representantes expressaram as suas opiniões relativamente aos temas abordados, antes de uma última iniciativa por parte do Presidente Manuel Fernandes.
Já este sábado, na Conferência Nacional do Calendário 2021/2022, o líder federativo abriu a sessão ressalvando novamente a dedicação demonstrada por todos os intervenientes ao longo do ano desportivo 2020/2021 marcado pela pandemia, e congratulou Neemias Queta pela sua entrada histórica na NBA: “A entrada do Neemias faz com que os jovens, que agora têm os olhos postos nele, possam ir buscar inspiração para concretizarem os seus objetivos”, afirmou.
A reunião prosseguiu com a intervenção do Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, que expôs o plano para o calendário da temporada 2021/2022, incluindo as diferentes provas nacionais e os seus sorteios, juntamente com as respetivas paragens obrigatórias, ações de iniciativa federativa, associativa ou de clubes, e restantes eventos federativos.
Também foram contemplados os escalões de formação femininos e masculinos, que, tal como no escalão sénior, continuarão a ter um plano alternativo em caso de agravamento da situação pandémica, e o esclarecimento relativo aos diferentes escalões etários.
Ao longo da reunião os representantes dos diferentes clubes e associativos colocaram as suas questões e opiniões, e finalizados os seus contributos, o Presidente Manuel Fernandes deu por concluída a Conferência Nacional do Calendário 2021/2022 com uma mensagem otimista: “Continuamos voltados para o futuro e focados em acelerar a inovação e estarmos cada vez mais à frente no processo de desenvolvimento na modalidade”.
As conclusões da Conferência de Calendário serão publicadas na próxima 2ª feira.