FPB e Associações reunidas em Sines

Vários temas em discussão

Associações | FPB
23 JAN 2022

A Federação reuniu este sábado com as suas Associações em Sines, local onde está a decorrer a Taça Hugo dos Santos.

Com a presença de 16 representantes de 14 das 21 associações distritais e regionais da modalidade, a equipa federativa, liderada pelo seu Presidente, Manuel Fernandes, começou por apresentar um conjunto de informações relativas a alguns dos programas de apoio às atividades desenvolvidas por Clubes e Associações. O Programa Valorizar, iniciado na época 2017/2018, e que já atribuiu 1.106.482,31 € a 155 Clubes e 21 Associações, no âmbito dos seus 4 projetos: o apoio aos Clubes que contribuíram e contribuem para a formação dos Atletas que representam Portugal em competições FIBA ou integram os Centros Nacionais de Treino; o apoio aos Clubes que valorizam o espetáculo desportivo nas várias competições nacionais do escalão sénior e de cadeiras de rodas; o apoio às boas práticas associativas. O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Nacional, aprovado no Plano de Atividades para 2022 com uma dotação financeira de 450 mil euros, que, através de um processo de candidatura que se prevê que esteja concluído até ao final do 1º trimestre deste ano, irá apoiar iniciativas propostas e desenvolvidas pelas Associações, enquadrados nas áreas de intervenção estruturante que vierem a ser definidas pela FPB. Por fim, o reforço do apoio às Associações para o seu enquadramento técnico.

Seguiu-se a apresentação, por parte do Diretor Técnico Nacional Nuno Manaia, do ponto de situação relativo às competições nacionais. Desde logo chamando a atenção para a publicação do Comunicado nº 092-2021/2022, que, à semelhança do que já se tinha verificado na época transata, prevê um conjunto de medidas que possibilitem a conclusão das provas nacionais, face ao elevado número de jogos que não tem sido possível realizar nas datas inicialmente calendarizadas, por constrangimentos realizados com a pandemia. Informou também que, em breve, e após auscultação dos Clubes, será divulgada a reformulação competitiva da Liga Betclic Masculina, com vista à redução do número de jogos a disputar, por forma a garantir que todas as equipas conseguem concluir a prova. No âmbito das Competições Nacionais de Formação, informou que, em resultado da discussão com os Diretores Técnicos Regionais, em sede de Coordenação Técnica Nacional, será aplicado o modelo competitivo alternativo que já consta dos Regulamentos FPB desde a época 2020/2021, reduzindo de 14 para 10 os jogos a disputar na fase regular destas competições, e introduzindo jornadas de recuperação. As Fases Finais destas provas manter-se-ão, assim, nas datas previstas em Conferência do Calendário 2021/2022. Foi ainda partilhado, por partes das Associações, a forma como estão a decorrer as suas Fases Finais Distritais dos escalões de formação ou aquelas que, com os seus Clubes, optaram pela sua realização no final da época. Para estes casos, o DTN alertou que não deverão ir além de 1 a 2 semanas após as Fases Finais Nacionais, sob pena de interferirem com os trabalhos das Seleções Nacionais e a representação de Portugal nos Campeonatos da Europa agendados para os meses de Verão.

O ponto seguinte esteve relacionado com a Festa do Basquetebol – Albufeira 2022, 14ª edição desta prova (9ª em Albufeira), agendada para o período de 9 a 14 de abril. O Diretor da Festa, Vítor Ferreira, partilhou um conjunto de informações que resultaram da discussão realizada na última reunião FPB/Associações, bem como do trabalho já desenvolvido com a Câmara Municipal de Albufeira. Apresentou, igualmente, os aspetos que continuarão a ser trabalhados e irão sofrendo ajustes em função da evolução da situação pandémica, por forma a garantir a segurança de todos os participantes neste evento. Por fim, o Presidente Manuel Fernandes deu a conhecer o ponto de situação relativo à constituição da Comissão de Ética da Federação Portuguesa de Basquetebol, cujos trabalhos, liderados pelo Vice-Presidente da FPB Manuel Albano, estão em fase de conclusão.

No habitual Espaço Associações, intervieram as Associações de Aveiro, Algarve, Coimbra, Lisboa, Madeira, Porto e Setúbal, sendo abordados diversos aspetos relacionados com inscrições de agentes, gestão das competições nacionais e as crescentes exigências de procedimentos impostas pela pandemia. Após a reunião, os participantes tiveram oportunidade de assistir ao espetáculo das duas meias-finais da Taça Hugo dos Santos, disputadas no fantástico Pavilhão Multiusos de Sines.

Associações | FPB
23 JAN 2022

Mais Notícias