FPB e Clubes da Liga Betclic Masculina reunidos em Tomar
Balanço da temporada 2022/23 e época 2023/24 foram temas dominantes
Competições | FPB
1 JUL 2023
A Federação Portuguesa de Basquetebol e os clubes da Liga Betclic Masculina reuniram este sábado de manhã, em Tomar, para fazer um balanço da temporada que findou e apresentar a época 2023/24.
A reunião contou com a adesão de praticamente todos os clubes, com a exceção do SC Lusitânia, e respetivas associações e começou por apresentar um resumo da temporada 2022/23, feito pelo Diretor de Competições, Gil Cruz. Depois do balanço daquilo que foi a competição durante a época que terminou, iniciou-se a apresentação da próxima temporada. A preparação da época 2023/24 começou com a amostra das equipas participantes, saudando-se as subidas de AD Galomar e Portimonense SC. A calendarização da próxima temporada foi um dos temas visados, sendo que na primeira parte reservada para intervenções dos clubes, o CP Esgueira usou da palavra tal como a AD Ovarense, entre outros clubes que também manifestaram as suas opiniões relativas ao desfecho da edição 22/23 Liga Masculina, bem como as preocupações para a próxima época.
Seguiu-se a apresentação da comunicação da FPB, que destacou as boas práticas apresentadas pelos clubes, sensibilizando os mesmos, assim como as associações, para a contínua aposta no setor da comunicação com vista ao incremento da audiência digital em torno do basquetebol português. Logo depois foi introduzida a apresentação do Marketing e a promoção que foi feita durante o ano desportivo, particularmente as ativações que foram levadas a cabo ao longo de toda a temporada.
A arbitragem foi o tópico que se seguiu, momento em que foram expostos vários dados acerca do funcionamento da mesma, assim como uma breve análise à demografia da arbitragem portuguesa e seus desafios mais prementes. Em seguida, o projeto Valorizar foi detalhadamente analisado, nomeadamente os dados e estatísticas da temporada 2022/23.
Seguindo-se as apresentações previstas na ordem de trabalhos, houve novamente espaço para os clubes e associações usarem novamente da palavra, que ficou maioritariamente a cargo dos representantes dos clubes. Além das temáticas supramencionadas, a possível introdução de um sexto atleta de nacionalidade estrangeira no campeonato foi também um tema que originou debate e partilha de opiniões entre os intervenientes.
O presidente da FPB, Manuel Fernandes, encerrou a reunião com o discurso de positividade em relação à forma salutar como o basquetebol deve ser visto pelo público em geral, apelando às boas práticas e à ética desportiva que sempre foram características pelas quais a FPB zelou. A fechar, o presidente federativo reforçou o trabalho que deve ser promovido por todos em prol do desenvolvimento da modalidade, fazendo votos de uma boa temporada 2023/24 a todos os presentes.