FPB já entregou à Liga Portuguesa Contra o Cancro o valor correspondente aos 489 triplos das Ligas Betclic
Ainda vão ser entregues os valores angariados através da Loja FPB - até 31 de outubro, todas as compras revertem em 10% para a LPCC
FPB
30 OUT 2024
Celebra-se esta quarta-feira, dia 30 de outubro, o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) assinalou a efeméride com a entrega de um cheque, no valor de 4890 euros, à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). A entrega contou com a presença da vice-presidente Helena Aires (à direita na foto de destaque) e com o Diretor Financeiro e Administrativo da LPCC, Humberto Lourenço (à esquerda).
É o culminar de uma iniciativa entre FPB, LPCC e a Betclic Portugal, em que cada lançamento de três pontos convertidos na Liga Betclic Masculina (LBM) e na Liga Betclic Feminina (LBF) revertia em 10 euros para a causa. Foram marcados 489 triplos nas primeiras quatros jornadas da LBF e nas duas primeiras jornadas da LBM, ao longo de todo este mês de outubro – números bastante superiores aos triplos convertidos no período homólogo do ano passado, o que muito satisfaz a Diretora de Marketing, Comunicação e Eventos, Cátia Mota.
“Sentimos que é nosso dever, enquanto uma instituição de utilidade pública, amplificar a consciencialização para esta causa”, frisou. Para a dirigente, é “cada vez mais perentório dar voz aos casos de sucesso, mas também de insucesso que, por vezes, acontecem por não serem feitos rastreios ou desprezarmos sintomas”. Daí que as iniciativas do Outubro Rosa, no que à FPB diz respeito, não se tenham cingido a esta primeira entrega solidária: de 15 a 31 deste mês, todas as compras feitas na Loja FPB reverteram também em 10% para a LPCC.
Já Humberto Lourenço diz o seguinte: “Foi [um gesto] muito importante para nós. É um valor bastante significativo, que vem contribuir para que possamos dar mais apoio aos doentes oncológicos, nomeadamente no nosso movimento Vencer e Viver, que dá apoio às mulheres com cancro da mama”.
As outras iniciativas da FPB durante este mês passaram pela alteração de parte da identidade gráfica das Ligas Betclic; o uso de fita cor-de-rosa pelas equipas das Ligas; e o convite, dirigido a pessoas que sofrem com a doença, em se juntarem aos sofás Betclic na “linha-da-frente” de alguns jogos da competição. Além disso, “também os clubes quiseram associar-se a esta causa”. Fizeram-se recolhas de donativos, merchandise, campanhas de sensibilização “e outras ações que ajudam a aumentar a consciencialização para este problema”, explica Cátia Mota.
Também na entrega dos MVP’s do mês, prémio atribuído mensalmente nas Ligas Betclic, haverá espaço para mais ações. Foram convidados para entregar o prémio Isabel Leite, ex-atleta que ultrapassou a doença, e um representante da LPCC. A primeira entrega, referente à Liga Betclic Feminina, com Isabel Leite, está agendada já para este sábado, 2 de novembro, no encontro entre o Basquete Barcelos HMMotor e o GDESSA Barreiro.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.