FPB marcou presença no primeiro aniversário do “Joga Simples”

Plataforma de iniciação no desporto Paralímpico celebrou o primeiro ano de projeto

Competições
7 FEV 2025

A FPB, entidade parceira do “Joga Simples”, plataforma de iniciação no desporto Paralímpico lançada pelo jovem Tiago Maia, esteve presente, a 1 de fevereiro, na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), onde se assinalou o primeiro aniversário do projeto. Augusto Pinto, Presidente do Comité Nacional de BCR (CNBCR), assistiu à Sessão Plenária de Balanço do 1º Ano de Atividade do “Joga Simples” e Projeção dos Passos Futuros, e teceu elogios aos fundadores. “O “Joga Simples” destaca-se, no meu entender, pela dinâmica de grupo muito forte, juventude dos seus mentores e por não estar associado a nenhuma modalidade em concreto, mas procura sim a interação com todo o desporto adaptado”, vincou.

Além do momento solene, na parte da manhã, houve tempo para a experimentação de várias modalidades Paralímpicas, entre as quais o BCR, fruto da colaboração do GDD Alcoitão e, em particular, do seu capitão e dirigente, Hugo Maia, envolvimento pelo qual Tiago Maia expressou o seu agradecimento.

A colaboração com as federações é um dos vetores indispensáveis, sinalizados pelo precursor do “Joga Simples”. “Dispõe da informação relevante para quem quer praticar desporto adaptado: desde os dados sobre os clubes e associações que fomentam a prática ao know-how e  formação indicada para muitas das vezes nos darem o suporte necessário, de modo a que, do nosso lado, consigamos ajudar quem quer iniciar a prática desportiva. A colaboração com a FPB é um exemplo disso. A facilidade de comunicação entre a nossa Associação e a FPB, e a comunicação direta entre a FPB e os clubes faz com neste momento a nossa base de dados tenha a informação relativa ao BCR totalmente atualizada!”, referiu, com entusiasmo.

Sobre o primeiro ano do “Joga Simples”, Tiago Maia ofereceu dados encorajadores. “Quanto ao mapa interativo, que é o nosso principal foco, onde colocamos as informações referentes aos clubes, associações e instituições, verificámos um aumento de 108 clubes para 175 clubes! Estamos a colaborar com muito mais entidades, que vão desde o âmbito desportivo, ao âmbito local, municipal e/ou com relação à deficiência. Aquando do lançamento eram 12 e agora são mais de 25. Podemos ainda juntar pedidos de ajuda diretos, que devem rondar os 20/25, para encontrar local onde iniciar a prática desportiva”, sintetizou.

O esforço e empenho de consubstanciar o “Joga Simples” numa força ainda mais agregadora e determinante no desenvolvimento do Desporto Adaptado traduziu-se ainda num passo essencial: a constituição do projeto enquanto associação sem fins lucrativos. “É algo que cremos que nos irá permitir dar alguns passos em frente, nomeadamente na criação de meios que permitam que ajudemos de forma ainda mais eficaz ao desenvolvimento do desporto adaptado em Portugal”, salientou Tiago Maia.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Joga Simples/DR

 

Competições
7 FEV 2025

Mais Notícias