FPB reúne com clubes da Liga Skoiy e da Liga Placard
Reuniões decorreram esta semana
Competições | FPB
9 JUL 2021
A Federação Portuguesa de Basquetebol reuniu, esta semana, com os clubes da Liga Skoiy (terça-feira) e da Liga Placard (quinta-feira), para fazer o balanço da época 2020/21 dos principais escalões do basquetebol nacional e lançar as primeiras pedras da temporada 2021/22.
Nos dois encontros com os clubes e associações de basquetebol de todo o país, o presidente da FPB, Manuel Fernandes, fez questão de parabenizar os emblemas recém-chegados às Ligas – Esgueira/Aveiro/Sarifer e CDE Francisco Franco no feminino e CD Póvoa/Grupo CCR e Illiabum Clube no masculino -, para além de sublinhar a resiliência de todos os emblemas no objetivo de concluir uma época tão atípica e influenciada pela pandemia da covid-19.
Da ordem de trabalhos fizeram parte os balanços da última época nas áreas da estatística, disciplina, comunicação e marketing, e o projeto Valorizar. As reuniões, realizadas por videochamada, serviram também para lançar o modelo competitivo e a calendarização da época 2021/22, e abordar temas variados como os apoios federativos, a nova bola Wilson e as novidades previstas para o canal online da Federação, a FPBtv.
Como previsto, a Liga Placard regressa ao modelo competitivo com 12 equipas e duas fases. Na Liga Skoiy a novidade é a introdução de um playout para os 10.° e 11.º classificados, com o vencido deste a acompanhar o 12.º classificado da fase regular na descida de divisão.
Em ambas as reuniões, que decorreram sob o signo da cordialidade e espírito de conjunto, os representantes de todos os clubes, sem exceção, elogiaram o trabalho da Federação ao longo da pandemia e deixaram votos de que a próxima temporada seja recheada de sucessos.