FPB vê confirmada a renovação da Bandeira da Ética

Reconhecimento do PNED pelas nossas boas práticas

FPB
12 MAI 2020

A FPB viu ser-lhe renovada a Bandeira da Ética, naquilo que é o reconhecimento do PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto) relativamente às nossas boas práticas.

José Lima, coordenador do PNED, clarifica em que consiste esta distinção: “A Bandeira da Ética é um processo de certificação de boas praticas de ética no desporto e de valores no desporto. É uma forma de valorizar o que de bom se faz no campo da ética desportiva, e de reconhecer as entidades por aquilo que fazem. É uma especie da bandeira azul, mas para o desporto no campo da ética”, afirma.
E por que razões a certificação foi renovada? José Lima explica: “A FPB foi a primeira Federação a ter a Bandeira da Ética. Pelos documentos que tem, pelo empenho dos seus órgãos sociais, de modo particular o seu presidente, a Festa do Basquetebol, que é um verdadeiro hino ao fair-play, a dinamização do cartão branco … entre outras razões que nos levaram a renovar esta certificação”, enumera.
Para José Lima, o lado positivo do desporto tem de chegar mais aos meios de comunicação social: “Há cada vez maior interesse e preocupação pelo tema da ética e dos valores no desporto. Cada vez mais se vê o desporto como ferramenta educativa. Temos de fazer pressão para que o positivo no desporto, e no basquetebol, passe mais na comunicação social. Por exemplo, o Basket Solidário, angariação de bens que se promove na festa do basquetebol, deve ser conhecido, a título de exemplo”, finaliza.
FPB
12 MAI 2020

Mais Notícias