G.D.Gafanha sagra-se campeão nacional da 1.ª Divisão Feminina
Pela primeira vez na sua história, o G.D.Gafanha conquistou o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, depois de bater o Académico FC por 68-57, em Cantanhede.
Atletas | Competições | Treinadores
21 MAI 2016
As comandadas de Joanna Vieira estiveram sempre na frente do marcador, acabando por vencer naturalmente.
Perante uma numerosa assistência no Pavilhão "Os Marialvas", a formação da Gafanha revelou-se muito forte, construindo a vitória na primeira parte, para depois ir gerindo o resultado. Aliás, podemos afirmar que o Académico, orientado por Américo Santos, começou a distanciar-se quase irremediavelmente logo no início da partida, fase na qual esteve a perder por 9-0, não pontuando nos primeiros 5 minutos.
À entrada para o segundo quarto, o Gafanha já vencia por 20-11, sendo que a toada se manteve, com o conjunto do distrito de Aveiro a não permitir grandes veleidades ao adversário, mostrando melhores índices nos lançamentos de 2 pontos e nos ressaltos. Prova disso, o Gafanha foi para o intervalo a vencer por 15 pontos de vantagem, graças a um resultado de 42-27.
Na etapa complementar, o ritmo abrandou claramente. O Gafanha tratou de procurar conservar a situação, não deixando que o Académico se aproximasse verdadeiramente no marcador, sendo que o terceiro período acabou por ser a fase do desafio com menor pontuação (10-10 foi o resultado verificado antes do derradeiro quarto).
A missão antevia-se espinhosa para o Académico, campeão neste escalão por 3 vezes, ao ter de anular uma acentuada desvantagem. As jogadoras da Invicta deram tudo no último período, melhorando claramente a sua performance, sendo que em termos de jogo exterior o Académico registou uma eficácia superior. Contudo, a subida de rendimento não seria suficiente, já que o Gafanha acabou por bater a formação nortenha por 68-57.
No que diz respeito a marcas individuais, e em relação ao Gafanha, Joana Canastra deu espetáculo com 28 pontos e 9 ressaltos, enquanto Djenifer Monteiro obteve 17 pontos e 9 ressaltos. Por seu turno, na equipa do Académico, Francisca César (11 pontos) e Andreia Oliveira (10 ressaltos) deram nas vistas.
De referir, mais uma vez, o excelente número de espectadores verificado nesta tarde de basquetebol, em Cantanhede, sendo que G.D.Gafanha e Académico FC irão disputar a Liga Feminina na próxima época.