Galitos e CPN medem forças este domingo na Liga Betclic Feminina
"Antevisão sul-americana" com Camila Peri e Genesis Correa
Atletas | Competições
23 FEV 2024
Um dos jogos de domingo da Liga Betclic Feminina vai colocar em duelo Galitos FFonseca e CPN, com transmissão em direto na FPBtv (acesso gratuito) e n’A Bola TV.
Na antevisão deste encontro, agendado para as 11 horas, a FPB falou com as atletas sul-americanas Camila Peri e Genesis Correa, ao serviço de Galitos e CPN, respetivamente.
No Galitos, Camila Peri analisa o adversário e dá a receita para a sua equipa: “Temos de nos focar no lançamento exterior do CPN. No jogo anterior sofremos 10 triplos, sendo que alguns dos lançamentos foram sem oposição devido a erros nossos. Temos que estar concentradas e comunicar entre nós. O mais importante é mantermos a estabilidade do nosso jogo, não cometendo erros que nos complicam muito a vida e apresentando sempre agressividade defensiva, aproveitando as nossas vantagens da melhor forma”, afirma.
Numa altura em que a formação aveirense ocupa o antepenúltimo posto da classificação, a jogadora argentina de 23 anos explica de que forma o Galitos deve melhorar: “Penso que o aspeto mais importante a melhorar é a irregularidade que apresentamos ao longo dos 40 minutos. Trabalhamos muito durante a semana para poder implementar o nosso jogo e para que os nossos maus momentos durem o menos possível. A pressão nem sempre é má, e para o clube é muito importante a manutenção na Liga e isso transmite-se a todas as jogadoras. O Galitos faz um trabalho amplo e comunitário que gera um sentimento de pertença. Por isso, havendo pressão ou não, significa muito para todos conseguir esse objetivo”, salienta.
Peri é uma das figuras da equipa e mostra-se feliz em Aveiro: “Estou muito agradecida por estar cá. Encontrei uma equipa e um staff profissional que me fez sentir à vontade desde o primeiro dia”, vinca.
A extremo-poste enaltece a exigência do campeonato: “A Liga Betclic Feminina é muito competitiva e todas as equipas podem disputar o resultado. Creio que damos sempre 100%, trabalhamos muito para corrigir os nossos erros e para fechar a temporada da melhor forma. Gostaria de que terminássemos na posição mais alta possível”, finaliza.
Também extremo-poste, mas no CPN, Genesis Correa deixa o alerta sobre os perigos que esta partida pode trazer: “O Galitos é uma equipa muito difícil, que nunca desiste e que joga de forma agressiva. Normalmente mantém-se dentro do resultado durante quase todo o jogo, algo que se estende a praticamente todas as equipas da Liga. Sabemos que o Galitos está a tentar a permanência na prova, vai lutar em todos os jogos, é uma equipa muito competitiva. A chave para ganhar este jogo passa por estarmos unidas e competirmos ao mais alto nível. Temos um plantel jovem, muito talentoso e trabalhador. Tenho a certeza de que vamos tirar partido disso nesta altura da temporada, em que o desgaste começa a ser grande. Temos de permanecer unidas, jogar de forma agressiva na defesa e conquistar o maior número possível de ressaltos”, examina
A atleta venezuelana recorda alguns momentos da CPN, até ao momento, na Liga: “Perdemos jogos esta época que não deveríamos ter perdido. Mas penso que a experiência nos ensinou o que fazer e como fazer. E temos trabalhado nisso ao longo da temporada. Já tivemos jogos nas nossas mãos, mas por um ou outro motivo acabámos por perder. Mas sinto que aprendemos e estamos prontas para estes próximos encontros que são muito importantes para nós”, garante.
O CPN é o atual oitavo classificado e Genesis Correa não hesita na hora de definir uma meta para a equipa: “O nosso objetivo, definitivamente, é chegar aos playoffs. Penso que assim que começámos a ganhar alguns jogos importantes percebemos aquilo que somos capazes de fazer, o que é bom para nós. As jogadoras portugueses e os reforços desta temporada têm trabalhado e abraçado a ideia de chegar aos playoffs. Os playoffs estão perto e vamos lutar para lá estar. Este jogo vai ser importante. Vamos jogar arduamente para tentar chegar às vitórias e conseguir uma vaga nos playoffs porque sabemos que o podemos fazer”, refere.
Chegada esta época a Ermesinde, Correa não poupa nos elogios ao CPN e ao nosso basquetebol: “Estou a adorar Portugal e adoro esta Liga. Gosto muito de todo o trabalho feito em prol desta competição, o trabalho da Federação com as transmissões e a estatística. Gostaria de que no meu país fosse algo próximo disto, mas não é. E eu sei que este é o verdadeiro exemplo de como as coisas devem ser feitas no basquetebol feminino em geral, não só na Europa como também na América ou África. A comunicação em redor da nossa Liga é boa. Quanto ao CPN, adoro o clube e a forma como as coisas me têm corrido nos últimos meses. Sinto-me feliz por fazer parte deste grupo que está a contribuir para o crescimento do clube e por estar perto destas jovens, toda a gente tem sido uma bênção para mim. Estou grata por aqui estar, estava à espera de algo assim. Vim para aqui focada em trabalhar muito e ajudar a equipa ao máximo. Vou tentar manter-me assim até final da época”, conclui.
Este fim de semana reserva-nos seis jogos da Liga Betclic Feminina, todos com transmissão em direto na FPBtv:
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.