GDBL na final nacional do CNB1

O jogo realizado no passado dia 12 de Maio, no pavilhão municipal de Guifões, diante do Esgueira (85-76), deu ao Grupo Desportivo de Basquete de Leça o direito desportivo a participar no próximo Campeonato da Proliga.

Competições
14 MAI 2012

A equipa de Leça da Palmeira vinha de uma vitória no primeiro jogo da 3ª eliminatória do CNB1 – Zona Norte, disputado no recinto do Esgueira. A vantagem estava do lado do Desportivo de Leça, mas uma vitória do oponente levaria a eliminatória para um 3º e decisivo jogo.

Esta partida não foi na habitual “casa” do Desportivo de Leça, mas sim jogada no municipal de Guifões, portanto em “terreno neutro”, diga-se de boas recordações pois foi nele que a 18 de Junho de 2011 os seniores do Leça arrancaram uma exibição soberba frente ao CAB Madeira. O Esgueira foi também um dos principais adversários do Desportivo naquela época de subida CNB1, vencendo-nos no confronto direto e daí jogando a final na qual ganhou o título de Campeão Nacional da CNB2 2010-2011. Na presente época apresentou-se como candidato na subida á Proliga. Até este jogo, a carreira das duas equipas, tanto na fase regular do campeonato como nos playoffs, foi distinta: Desportivo 20V-3D; Esgueira 18V-5D, registando o GDBL vantagem direta nos 3 jogos disputados entre si.Até começou melhor o visitante que, impulsionando por uma bancada vibrante de entusiasmo e apoio á sua equipa, os levou a uma pequena vantagem a meio do 1º. Período e que viria a terminar com um parcial a seu favor na ordem dos 5 pontos. O interregno de passagem para o 2º período permitiu a César Domingues corrigir aspetos da organização defensiva, que se traduziram por melhor eficácia levando a equipa para o intervalo com o resultado já a seu favor por 13 pontos (47-34). Este 2º período foi realmente demolidor. A vantagem do GDBL foi gerida no quarto seguinte com a melhoria de mais 1 ponto (63-49), período em que o GDBL chegou a dispor de 20 pontos à melhor. A formação de Leça da Palmeira estava determinada e não se deixou surpreender, ainda para mais perante a qualidade do adversário. Fechar o lançamento exterior, ganhar a luta das tabelas e fundamentalmente, levar o adversário ao erro foram as armas dos visitados, enriquecidas com algo em contradição com a opinião geral e em relação ao adversário: todos os 12 atletas tiveram participação no jogo, que foi positiva.É de realçar o comportamento de todos os intervenientes, tanto no recinto de jogo como nas bancadas estiveram corretíssimos, jogando sem picardias e más intenções uns, outros entoando cânticos e dando palavras de incentivo á equipa, dando um Bom exemplo de como deve ser o trato nos jogos. Tudo esteve correto!Ao vencer esta 3ª. Eliminatória, ficou provado que o GDB Leça foi a melhor equipa da Zona Norte da CNB1 (se dúvidas houvessem), garantiu o direito desportivo de participação na Proliga e o de disputar a final nacional frente ao Imortal de Albufeira a qual vai ocorrer sábado 19 de Maio.Aqui ficam os nomes dos que participaram neste feito único do Grupo Desportivo de Basquete de Leça :Daniel Ramos, Diogo Perdigão, Emanuel Silva, Filipe Monteiro, Francisco Pinto, Gonçalo Ranito, Guilherme Delgado, João Rothes, Jorge Mota, Maurício Rocha, Miguel Fleming, Miguel Toreia, Óscar Pedroso, Pedro Cunha, Pedro Paiva, Ricardo Ferreira, Ricardo Pinto, Rui Félix, Tiago Lopes, Tiago Soares, Cesar Domingues, Rui Fonseca, Miguel Ribeiro, Manuel Lucas, Filipe Almeida, José Lopes.

Competições
14 MAI 2012

Mais Notícias