GDD Alcoitão e Basket Clube de Gaia realizaram jogos de apresentação

No basquetebol em cadeira de rodas, o GDD Alcoitão e o Basket Clube de Gaia realizaram jogos de apresentação, sendo que os cascalenses receberam o Sporting CP/APD Sintra e saíram derrotados por 40-55, enquanto os gaienses também viram o convidado de honra, a APD Paredes, triunfar por 45-23.

Competições
1 OUT 2019

Em Queluz, os sintrenses impuseram-se aos anfitriões, muito por culpa da entrada autoritária no encontro, cavando logo no término do quarto inaugural uma vantagem de 16 pontos – 4-20. Hugo Lourenço (4.0) e Ibrahim Mandjam (4.0) lideraram o emblema verde e branco em matéria pontual com 16 e 11 pontos, respetivamente.

 

O primeiro voltou a assumir-se como preponderante na solidez defensiva da sua equipa e, no ataque, para além de se colocar na dianteira dos marcadores, contribuiu com várias assistências.

 

Nos locais, os mais concretizadores foram Pedro Macedo (4.0) – 8 pts – e Hugo Maia – 6 pts -, à procura da melhor condição física depois de um ciclo desgastante com a Seleção Nacional, seguidos de perto por Marco Gonçalves (1.5) e Daniel Tristão (1.5) com 5 pts. Parciais: 4-20/ 15-7/ 13-13/ 8-15

 

A norte, o Basket Clube de Gaia recebeu a APD Paredes com inúmeras baixas ao apresentar-se privada de Mamadu Djaló (2.0) e Vítor Tavares (1.5), por motivos de saúde, e do internacional Sub23 Miguel Reis (4.0), transferido precisamente para o rival dessa tarde e que jogará oficialmente por ambas as formações (militam em divisões distintas).

 

Face à temporada transata, somava-se ainda a ausência do promissor atleta Yake Shan (1.0), que abandonou a modalidade.

 

Perante todos estes constrangimentos, o internacional português Pedro Bártolo (2.5), um dos mentores da secção de BCR no BCG e treinador-adjunto, e o treinador Bruno Silva (5.0), que já havia atuado pela equipa na época anterior ao abrigo da permissão de atletas sem deficiência na 2.ª Divisão, integraram o cinco inicial dos gaienses ao lado de Domingos Djata (1.0) e dos Sub23 João Castro (2.0), de 15 anos, e Ruben Teixeira (1.5), de 16.

 

Também os paredenses vieram a jogo com as ausências de vulto de Paulo Araújo (1.0) e António Ribeiro (2.5).

 

Sem surpresa, a formação orientada por Domingos Marinho, semifinalista do Campeonato Nacional em 2018/19, fez valer o seu jogo interior, bem como a capacidade física dos seus jogadores que lhe permitiu pressionar a saída de bola dos anfitriões.

 

Deste modo, construiu com naturalidade o parcial de 8-0, resultado do 1.º quarto num encontro que decorreu sem paragens no cronómetro.

 

Após desconto de tempo, no 2.º quarto, o BCG reagiu de forma positiva e despertou as bancadas ao conseguir a espaços quebrar a pressão paredense e concluir em ataques rápidos.

 

O atrevimento da jovem equipa motivou uma afirmação enérgica dos visitantes que engrenaram sucessivas jogadas interiores e descolaram novamente no marcador.

 

Melhores marcadores – Basket Clube de Gaia:  #12 Pedro Bártolo 9 pts, #5 João Castro 8 pts;  APD Paredes: #16 Marco Almeida 16 pts, #9 Hélder Freitas 10 pts. Parciais: 0-8/ 7-9/ 8-20/ 8-8

Nota: Fotos de Ana Morais

Competições
1 OUT 2019

Mais Notícias