GDD Alcoitão e BC Gaia são os finalistas da Liga BCR!
Cascalenses superaram a APD Leiria – 3-1 – e gaienses ultrapassaram a APD Sintra – 3-0

Competições
6 ABR 2025
GDD Alcoitão e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto vão discutir o título de campeão nacional. Numa final inédita, os cascalenses, que chegam à fase derradeira do campeonato, pela primeira vez, no século XXI, vão medir forças com a formação gaiense, presente nas últimas quatro finais da Liga BCR, todas elas jogadas contra a APD Braga.
Este sábado, na Serra das Minas, o BCG/Hos. Sta. Maria – Porto fechou, sem mácula, a meia-final, com a APD Sintra, ao impor-se por 45-69. Perante um conjunto local privado de Hugo Lourenço – 4.0 -, uma das suas peças-chave, os gaienses, sem Jacob Schmalzriedt – 3.0 – e com Joana Delgado – 3.5 – em estreia, iniciaram a partida a “todo o gás” e conquistaram, logo no parcial inaugural, uma vantagem na casa das dezenas. O “fosso” no marcador foi cada vez maior e cedo se percebeu que a formação nortenha iria “carimbar” a passagem à final. Marco Almeida – 4.0 – (21pts) e Pedro Bártolo – 2.5 – (16pts) lideraram os visitantes, ao passo que, nos comandados de Rui Lourenço, deram nas vistas Ricardo Pires – 5.0 – (14pts) e Pedro Gonçalves – 3.5 – (10pts) – 8-20 / 8-27 / 15-10 / 14-12.
À mesma hora, no Pavilhão do Lis, o GDD Alcoitão desfez o empate na eliminatória, frente à APD Leiria – 53-64 -, duelo em que a entrada forte também se mostrou determinante para o desfecho da partida. A assertividade no lançamento exterior e a intensidade defensiva voltaram a pautar o sucesso dos cascalenses. No conjunto orientado por Fernando Lemos, Ângelo Pereira – 2.5 – (19pts), certeiro dos 6,75m em três ocasiões, e Afonso Tavares – 4.0 – (15pts) foram os mais concretizadores, seguidos de muito perto por André Gomes – 2.5 – (13pts) e Hugo Maia – 2.5 – (12pts). Nos pupilos de Luís Ramos, Iderlindo Gomes – 4.0 – (18pts) e Marco Francisco – 4.5 – (17pts) mostraram-se os mais inconformados – 9-16 / 15-17 / 18-17 / 11-14.
No jogo 4, já com caráter decisivo, repetiu-se o desenrolar dos acontecimentos da véspera, ainda com mais contundência, a favor do GDD Alcoitão, que, ao intervalo, surgia na dianteira, com uma vantagem inusitada – 13-40. Na segunda metade, a APD Leiria aumentou a agressividade defensiva e “castigou” ofensivamente, com a sua altura e poderio interior, mas a reação revelar-se-ia tardia. Ângelo Pereira – 2.5 – (16pts), que “copiou” a façanha do dia anterior e desferiu com sucesso três triplos, e Nélson Pereira – 5.0 – (14pts) assumiram as despesas, no conjunto forasteiro. Nuno Nogueira – 3.0 – (16pts), Iderlindo Gomes – 4.0 – (9pts) e Marco Francisco – 4.5 – (9pts) encabeçaram a réplica dos donos da casa – 5-21 / 8-19 / 17-8 / 15-14.
A final da Liga BCR é disputada à melhor de cinco encontros e começará em data a divulgar oportunamente, com transmissão na FPBtv.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.