GDD Alcoitão x APD Braga inaugura a Final 4 da Taça de Portugal de BCR

Sábado, às 15h, no Pinhal Novo, para acompanhar na FPBtv

Competições
12 MAR 2025

Aproxima-se um dos pontos altos do BCR nacional, a Final 4 da Taça de Portugal de BCR. GDD Alcoitão e APD Braga são os primeiros protagonistas a entrar “em cena”, na meia-final inaugural da prova, sábado, pelas 15h, no Pavilhão Desportivo Municipal do Pinhal Novo, partida para ver na FPBtv. No frente a frente na corrente época, o GDD Alcoitão alcançou duas vitórias expressivas diante da APD Braga, mas a experiência minhota em jogos que ditam títulos será um fator a ter em conta.

Fernando Lemos, técnico dos cascalenses, antecipa um jogo com contornos diferentes face aos realizados na Liga BCR. “Acredito que o jogo de sábado nada tenha a ver com os anteriormente disputados com a APD Braga a contar para a Liga BCR, pois, apesar de um ano menos positivo que o normal, não deixam de ser os campeões em titulo e os detentores da Taça de Portugal”, sublinhou, aludindo a dois nomes em especial.

“Encontram-se “reforçados” com o Márcio Dias, que dispensa qualquer apresentação, e que vem acrescentar e muito ao colectivo de Braga, para além de ser uma equipa muito experiente, cheia de valores individuais e superiormente orientada pelo seu treinador Ricardo Vieira. Espero um jogo altamente competitivo e desfecho imprevisível que uma meia-final merece”, afirmou.

O líder da equipa em maior ascensão no BCR nacional mostra-se consciente dos desafios e acredita decifrar a receita para devolver o GDD Alcoitão a uma final. A última foi em 2017, precisamente contra a APD Braga. “Para anular esta equipa de Braga, teremos de ser muito consistentes defensivamente, ganhar a luta das tabelas e ter uma grande eficácia no lançamento exterior”.

Ricardo Vieira, treinador da APD Braga, reconhece qualidade e evolução ao GDD Alcoitão. “Deve ser a equipa mais equilibrada no campeonato, com o trabalho excelente que o (Fernando) Lemos vem fazendo de há uns anos para cá e, com os reforços, irmãos Pereira e o Marco Gonçalves, efetivamente tornaram-se crónicos candidatos aos títulos nacionais”, considera.

Não obstante a dimensão do desafio, o laureado técnico bracarense confia na perseverança caraterística dos minhotos. “Temos de ser efetivos na defesa, muito assertivos no ataque, estarmos num dia muito bom e termos alguma sorte também. Sendo uma disputa de acesso à final, conto com a experiência dos meus jogadores nestas andanças e em aproveitar o orgulho e raça característica dos meus atletas. Vamos para vencer, com todo respeito pelo adversário”.

A APD Braga é a detentora do troféu, conquistado, na época transata, em Leiria, frente ao BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto. Na sua vitrine, constam nove Taças de Portugal. Por sua vez, o GDD Alcoitão procura reeditar a glória de outros tempos. A última conquista na Taça de Portugal remonta à temporada 1995/1996.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR

 

 

 

Competições
12 MAR 2025

Mais Notícias