GDESSA continua invicto

Não foi nada fácil o triunfo do GDESSA-Barreiro frente ao Lousada (74-70), que lhe permitiu prolongar, assim, a sua invencibilidade na fase regular da Liga feminina.

Competições
9 JAN 2016

A formação nortenha provou, uma vez mais, que este ano tem condições para ser extremamente competitiva, e nem mesmo o facto de ter jogado fora de casa impediu o conjunto de Lousada de lutar até final do encontro. Referir ainda que o técnico Nuno Manaia utilizou de forma condicionada a norte-americana Kamilah Jsckson, sinal de que não estaria nas melhores condições, sendo que este domingo o GDESSA defronta o CAB Madeira, atual 2º classificado, a uma vitória de distância.

 

O Lousada teve muito mérito na forma como se apresentou no Barreiro, a jogar bem, de igual para igual com o líder invicto da fase regular. De tal forma que se registou um empate nos dois primeiros períodos do jogo, pelo que naturalmente as duas equipas recolheram aos balneários para tempo de intervalo com o marcador a registar 39-39.

 

Uma igualdade, desta vez a 50 pontos, que se repetia à entrada do 4º período, isto depois de um 3º período em que o GDESSA foi na maior parte do tempo superior, tendo estado muito próximo de uma vantagem nos dois dígitos (50-41). Um parcial de 10-0 permitiu às comandadas de Nuno Manaia voltarem a fugir no marcador (65-55), chegando mesmo à diferença máxima (69-57), a pouco mais de quatro minutos do final.

 

Nos seis minutos finais, Nuno Manaia recorreu mesmo à utilização de Kamilah Jackson, num encontro em que o técnico pôde contar com a estreante Joana Bernardeco. O Lousada lutou até final, mas teve pela frente uma Márcia Costa muito inspirada, com a mão quente, quase carregar a equipa às costas. O espírito lutador do conjunto de Lousada, que esteve bem da linha de três pontos, e que teve um contributo positivo do seu banco (21 pontos), nunca permitiu que o GDESSA respirasse de alivio ou que muito menos fizesse uma gestão de utilização de jogadoras.

 

O GDESSA foi efetivamente superior na luta das tabelas (34 vs 22 ressaltos), nomeadamente na ofensiva (13), foi extremamente eficaz no aproveitamento dos tunovers do adversário (20 pontos), e dominou no pintado (34 vs 26 pontos).

 

O grande destaque terá que ir para o grande jogo protagonizado por Márcia Costa (31 pontos, 6 assistências e 3 ressaltos), bem secundada por Leonor Serralheiro (12 pontos) e Ladondra Johnson (11 pontos e 8 ressaltos). Do lado oposto, Joana Cruz (16 pontos) foi a mais concretizadora, seguida de perto por Catarina Mateus, autora de 14 pontos e 2 ressaltos na equipa do Lousada.

 

CAB não cede na perseguição ao líder

 

Em fim de semana de jornada dupla, o CAB venceu o seu primeiro jogo frente ao Sporting CP (68-45), ficando assim em condições de poder discutir, este domingo, frente ao GDESSA, a liderança da fase regular da Liga feminina. A equipa leonina manteve-se no jogo até bem perto do intervalo, altura em que o marcador registava um empate a 26 pontos, mas tudo se alteraria na segunda metade.

 

As madeirenses dobraram o adversário no número de ressaltos conquistados (40/20), aproveitaram bem os turnovers da leoas (21 pontos) e limitaram o ataque do Sporting durante a 2ª parte a 17 pontos.

 

Cherin Miller ficou a um ressalto de registar um duplo-duplo (20 pontos e 9 ressaltos). Já na equipa do Sporting, Arantxa Cea (14 pontos e 4 ressaltos) foi a mais concretizadora.

Competições
9 JAN 2016

Mais Notícias