GDESSA e Benfica marcam encontro pela sexta vez esta época

Emília Ferreira e Isabela Quevedo projetam uma das meias-finais dos playoffs da Liga Betclic Feminina

Atletas | Competições
12 ABR 2024

Autêntico “clássico” desta época, GDESSA Barreiro e SL Benfica vão voltar a encontrar-se, agora pela sexta vez, na primeira ronda de uma das meias-finais dos playoffs da Liga Betclic Feminina.

Depois de dois triunfos para o campeão nacional e de três vitórias para as “encarnadas”, GDESSA e Benfica chegam a esta eliminatória depois de eliminarem Imortal TCARS e Basquete Barcelos HMMotor, respetivamente.

As atletas Emília Ferreira e Isabela Quevedo projetaram um encontro que está agendado para este sábado (20h15, transmissão em direto na FPBtv), e que reúne o terceiro e o segundo classificados da fase regular.

No GDESSA, Emília Ferreira examina o adversário e recorda as duas últimas derrotas diante das “encarnadas”: “O Benfica é uma equipa com um bom equilíbrio entre o jogo interior e exterior. As duas últimas partidas frente ao Benfica foram muito mal concedidas da nossa parte. Estamos conscientes de que podemos dar muito mais, tanto física como taticamente”, salienta.

Com tanto conhecimento mútuo entre as equipas, o que poderá fazer a diferença? A internacional portuguesa responde da seguinte forma: “Penso que surpresas não há. As ideologias são as mesmas. Vai ser um jogo renhido, de muita luta e querer, e ganhará a equipa que estiver mais focada nos detalhes e cometer menos erros”, antevê.

Emília Ferreira refere aquilo que poderá decidir o destino desta eliminatória: “Acho que vai passar muito pelo foco, pela agressividade nas tabelas e na defesa e, é claro, pelas tomadas de decisão ofensivas ao longo do jogo”, afirma.

A poste é a voz da confiança e da serenidade: “Sinto que o nível se manteve relativamente ao ano passado. Estamos confiantes, sem pressão. Queremos e ambicionamos ganhar e, acima de tudo, desfrutar destes jogos da meia-final do campeonato”, finaliza.

Quanto ao Benfica, Isabela Quevedo enumera qualidades do opositor: “O GDESSA tem uma defesa bastante agressiva e mantém um número de lançamentos de fora constante”, analisa.

A jogadora cubana aponta à importância dos detalhes nestes duelos: “Eu penso que temos sempre algo a melhorar e estamos a trabalhar para ajustar os detalhes, para estarmos prontas para quando chegar o jogo. Acredito que a chave é mantermos o foco no objetivo e nas coisas que precisamos de fazer. Acho que isso é um passo positivo para chegar à final. São jogos entre equipas fortes que serão decididos nos detalhes”, vaticina.

Depois de uns primeiros meses complicados de Liga, o Benfica ressurgiu e tem somado muitos triunfos. Quevedo explca o porquê: “Antes desta meia-final, a equipa está em condições de enfrentar o que vier. Acredito que o processo tem sido um pouco complexo, mas o que nos ajudou a obter este crescimento foi a união e o trabalho em equipa”, considera.

Reforço das “águias” para esta época, a poste assume-se adaptada: “Foi um pouco difícil a integração na equipa e entender a dinâmica de trabalho. Mas esta experiência tem sido agradável e sinto-me bem integrada”, conclui.


É esta a agenda deste fim de semana dos playoffs da Liga Betclic Feminina. A FPBtv transmite, em direto, ambos as partidas:

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 

Atletas | Competições
12 ABR 2024

Mais Notícias