GDESSA e Esgueira em grande duelo a fechar a 1.ª volta da Liga Betclic Feminina

Krystal Freeman e Alice Martins projetam embate agendado para esta sexta-feira; Feriado de 8 de dezembro com cinco jogos da competição

Atletas | Competições
7 DEZ 2023

Esta sexta-feira, feriado de 8 de dezembro, disputam-se cinco jogos da Liga Betclic Feminina que correspondem ao final da 1.ª volta da prova.

Um deles opõe o GDESSA Barreiro, segundo classificado, ao Esgueira Aveiro TRIVGLASS, que se encontra um lugar abaixo, a apenas um ponto de distância.

Krystal Freeman e Alice Martins, jogadoras de GDESSA e Esgueira, respetivamente, projetaram para a FPB um encontro que está agendado para as 15 horas, com transmissão na FPBtv (acesso gratuito) e n’A Bola TV.

No GDESSA, Krystal Freeman dá a receita para o sucesso: “O Esgueira joga de forma agressiva. Tem boas ressaltadoras e bases que farão de tudo para roubar a bola. Temos que tirar proveito das nossas vantagens e jogar bem defensivamente. Parar o ataque do Esgueira será importante”, avisa.

A turma da margem sul do Tejo vem de quatro triunfos consecutivos no campeonato, mas para Freeman este ainda não é o melhor momento da equipa: “Penso que este não é o nosso melhor momento. À medida que a competição avança, nós vamos evoluindo. Ainda há muitas partidas para disputar e por onde poderemos crescer”, garante.

Quando convidada a comparar esta equipa com a da época passada, que conquistou o título nacional, a extremo-poste responde da seguinte forma: “Penso que a equipa desta época tem qualidades e pontos fortes diferentes comparando com a da temporada passada, e vice-versa. É difícil dizer”, analisa.

A atleta norte-americana não poupa nos elogios ao clube e ao nosso basquetebol: “A minha experiência no GDESSA tem sido excelente! Gosto do tempo passado com a equipa e no clube. Jogar basquetebol em Portugal tem sido um sonho e penso que a Liga deste ano está mais competitiva. Qualquer equipa pode vencer a outra em qualquer altura”, salienta.

Do lado do Esgueira, Alice Martins alerta para o poderio do opositor: “O GDESSA tem grande história e consistência. É uma equipa que funciona muito bem, com atletas que alinham há muito tempo juntas. A única coisa que altera são as estrangeiras. Apresenta sempre um conjunto muito forte fisicamente”, avalia.

A jogadora de 23 anos enaltece a tremenda luta na Liga desta época: “Este ano o campeonato está muito competitivo. Eu diria que, pelo menos, cinco equipas têm hipótese de lutar pelo título, não só pela nova regra de mais uma estrangeira, mas também pelo aumento de qualidade das nossas portuguesas. Por isso, sinto que o GDESSA não é especial só por ter esse título do ano passado. Claro que ganha muito respeito dos adversários, mas isso mesmo ainda nos dá mais motivação”, afirma.

Apesar de alguns infortúnios, Alice Martins acredita na qualidade e união da sua equipa: “As lesões, infelizmente, fazem parte do percurso dos atletas, mas temos mostrado que somos uma equipa muito unida e que iremos sempre dar o dobro pelas que estão de fora. Apesar de não contribuírem diretamente dentro de campo, têm tido um papel fundamental de apoio, treino após treino. Claro que estas baixas mexem na equipa, mas a nós uniu-nos ainda mais e iremos mostrar que estamos à altura de disputar qualquer título”, assegura.

Em ano de estreia no Esgueira, a extremo-poste destaca as característica muito próprias do clube: “Sou nova na equipa, mas sinto que fui super bem recebida, e isso só mostra que apesar de ser uma equipa que se conhece há muito tempo, tem abertura para receber novas jogadoras e poder de encaixe para que tudo fique sincronizado. Sinto que o Esgueira é realmente uma equipa do povo e queremos mostrar o trabalho e a vontade de vencer, jogo após jogo, com o objetivo de representar bem o símbolo que levamos ao peito. Acho que o temos feito bem e que iremos continuar com a ambição de ser campeãs! Está a ser uma experiência incrível, é uma equipa que me faz sentir em casa, estou muito envolvida com o clube, dando treinos a escalões mais jovens e isso tem-me deixado bastante apaixonada por um clube que, apesar de não ter grande poder financeiro, faz tudo pelos seus atletas”, conclui.


A FPBtv transmite, em direto, todas as seguintes partidas:

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Atletas | Competições
7 DEZ 2023

Mais Notícias