GDESSA e Sportiva jogam pela liderança da Liga Betclic Feminina
Maianca Umabano e Katherine Andersen projetam partida que marca a 15.ª jornada (domingo, 11h)
Atletas | Competições
5 JAN 2024
Este domingo (11 horas, transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e n’A Bola TV) reserva-nos um grande jogo entre GDESSA Barreiro e Sportiva AZORIS HOTELS, a contar para a Liga Betclic Feminina.
Campeãs nacionais e açorianas têm o mesmo registo (12 vitórias e duas derrotas) no topo da classificação, com o Sportiva a dispor de vantagem atualmente. Ambos os emblemas vivem um excelente momento na prova, com oito triunfos consecutivos cada.
Maianca Umabano e Katherine Andersen, figuras importantes no GDESSA e Sportiva, respetivamente, projetaram este embate.
No GDESSA, Maianca Umabano alerta para os perigos do adversário: “O Sportiva é uma equipa muito consistente, que joga num ritmo rápido e intenso e com uma transição ofensiva bastante perigosa”, analisa.
A internacional portuguesa quer um GDESSA a ditar leis: “Em primeiro lugar, temos que impor as nossas regras defensivas e ser muito menos permissivas. É claro que a eficácia ofensiva tem que melhorar, mas diria que se na defesa fizermos o nosso trabalho, o ataque acaba por beneficiar sempre. Este jogo põe frente a frente uma das melhores defesas contra um dos melhores ataques. Por isso, diria que a diferença vai residir no tipo de jogo que se consiga impor ao do adversário”, afirma.
A extremo considera o Sportiva um dos mais fortes oponentes da formação da margem sul do Tejo: “Tendo em conta que no topo da tabela as equipas estão com uma ou duas vitórias de diferença entre si, sinto que todas as partidas são decisivas para definir o líder. Mas sem dúvida de que o Sportiva é um dos maiores rivais na luta pelo título, sim”, reconhece.
Maianca Umabano explica a fase positiva do GDESSA: “Espero o nosso topo de forma esteja ainda por alcançar, mas estamos realmente numa fase positiva no que toca a vitórias. A razão para isso não é um segredo ou muito original – trabalhamos muito, e devemos estar a trabalhar bem, porque estamos a subir, e felizmente, a colher vitórias no processo”, termina.
Do lado do Sportiva, Katherine Andersen examina o GDESSA e dá a receita para a sua equipa: “O GDESSA é bom a trabalhar ofensivamente, sobretudo através dos bloqueios indiretos, e a movimentar a bola para encontrar diferentes tipos de lançamento. Tem um forte jogo interior e exterior, o que pode ser difícil de defender, porque o GDESSA tem jogadoras que são ameaças em diversas áreas. Temos de ser capazes de lidar com os bloqueios na bola e ficarmos enquadradas defensivamente. Conhecer as adversárias e compreender como defender cada uma, comunicar defensivamente e, ofensivamente, tentaremos olhar para as nossas postes nas transições. Se as nossas postes tiverem a bola, os lançamentos exteriores serão abertos”, refere.
A base norte-americana assume a importância desta partida: “Este é um jogo muito importante para consolidar a nossa liderança da Liga. Estamos a planear entrar preparadas e de forma competitiva”, vinca.
Katherine Andersen também aborda o bom momento de forma do conjunto de Ponta Delgada: “Estamos a realizar esta campanha porque temos muito talento na equipa. A nossa equipa técnica tem-nos ajudado antes de cada jogo. Somando a isso, temos postes que marcam pontos e que ganham ressaltos, e bases que podem lançar e guiar a equipa. Ter uma variedade de recursos técnicos ajuda-nos a alcançar o sucesso. Quando não existe uma opção, temos oportunidades noutras áreas”, diz.
A jogadora de 26 anos tem-se destacado no Sportiva, naquele que é o seu regresso ao nosso país depois de representar a Escola Francisco Franco em 2021-22. Andersen deixa bastantes elogios: “É bom estar de volta a Portugal, sempre gostei de estar aqui. Mas penso que a melhor parte é ir ganhando os jogos. A Liga faz um bom trabalho na promoção dos nossos jogos e as transmissões televisivas são ótimas. Gosto de representar o Sportiva, é incrível jogar com as minhas colegas e fora do basquetebol também nos damos muito bem. Penso que falo por todas quando aprecio o quão divertida e excitante tem sido esta experiência”, conclui.
Entre esta sexta-feira e domingo há oito jogos da Liga Betclic Feminina para ver na FPBtv (acesso gratuito):
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.