GDESSA regressa à liderança da LFB

Depois de conhecido o resultado do jogo entre o CAB e o União Sportiva, o GDESSA deslocou-se à Luz com a possibilidade de poder chegar novamente à liderança da Liga Feminina.

Competições
7 FEV 2016

Contudo, só no 2º tempo é que a equipa do Barreiro conseguiu fugir no marcador, muito por culpa da eficácia revelada nos tiros de dois pontos, sendo que o domínio exibido nas áreas próximas do cesto contribuiu para tal desempenho. O GDESSA acabou por vencer por 92-78, num encontro em que o Benfica esteve brilhante da linha de três pontos no decorrer dos primeiros 20 minutos.

 

Apesar dalguma superioridade inicial do Benfica, o 1º período acabou por ser marcado pelo equilíbrio, já que, a menos de dois minutos do final do quarto, o resultado registava um empate a 22 pontos. As visitantes conseguiram depois ganhar uma ligeira vantagem (30-22), com resposta imediata do Benfica (28-32), mas a meio do 2º quarto o GDESSA voltou a destacar-se no comando, e desta vez por uma diferença pontual nos dois dígitos (41-28).

 

Mas se o conjunto do Barreiro se destacava pela eficácia nos lançamentos de curta e média distância (20/32 – 63%), e pelo domínio exibido no pintado (30 vs 12 pontos), o Benfica impressionava pela pontaria exibida da linha de três pontos. Os 11 triplos convertidos em 15 tentativas (73%), permitiram ao clube encarnado reduzir a desvantagem até ao intervalo (46-52), compensando igualmente o maior número de perdas de bola (11 vs 3 turnovers).

 

As comandadas de Nuno Manaia prolongaram o seu momento positivo no inicio do 2º tempo e rapidamente chegaram à dezena de pontos de vantagem (56-46). A diferença estabilizou depois durante alguns minutos, mas na parte final do período o GDESSA conseguiu dar mais expressão à liderança, atingindo a vantagem máxima do encontro a 1.30 minutos do fim do quarto (72-56). A mesma diferença que se registava à entrada do decisivo período (74-58), uma almofada pontual confortável de gerir por parte das forasteiras.

 

A quatro minutos do final, dois lances-livres de Skiadopoulou fizeram baixar a diferença para a casa das unidades (74-83), mas dois cestos de Ladondra Johnson deram a tranquilidade e eficácia necessária à equipa do GDESSA para que nunca se sentisse ameaçada no comando. Na 2ª parte, as benfiquistas controlaram melhor a posse de bola (4 turnovers), mas apenas converteram 2 triplos (13/21 – 62%) e tiveram pela frente um adversário que se mostrou sempre muito eficiente a lançar de dois pontos (35/55 – 64%) dominando o jogo nas áreas mais próximas do cesto (48 vs 22).

 

A atleta Márcia Costa, que ao intervalo já tinha 19 pontos, foi a melhor marcadora do jogo com 31 pontos, aos quais somou 6 ressaltos e 3 assistências. O duo de estrangeiras do GDESSA, composto por Kamilah Jackson (30 pontos e 8 ressaltos) e Ladondra Johnson (19 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências) esteve igualmente a bom nível.

 

Joana Ramos (20 pontos e 5 ressaltos) e Calan Taylor (22 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências) estiveram com a mão quente da linha de três pontos (4/6 – 66.7%), mas nem com a ajuda de Janeicia Neely (17 pontos, 4 ressaltos e 2 assistências) conseguiram evitar o desaire da equipa do Benfica.

Competições
7 FEV 2016

Mais Notícias