GDESSA e Benfica reeditam final da Taça Vítor Hugo
Final marcada para este domingo (15h00) e tem transmissão na FPBtv e ABOLAtv
Competições
16 SET 2023
A Taça Vítor Hugo avança para a etapa final e já são conhecidos os finalistas da 15.ª edição da competição: o GDESSA Barreiro e SL Benfica.
MEIAS-FINAIS
Num jogo disputado no Pavilhão do CP Esgueira, onde os adeptos ouviram o chamamento e se deslocaram em grande número para apoiar ambos os emblemas, GDESSA e Esgueira Aveiro TRIVGLASS mediram forças ao longo dos 24 minutos da primeira meia-final.
A partida começou equilibrada, ainda que com algum ascendente do conjunto do Barreiro. Apoiadas pelos seus adeptos, as atletas do Esgueira reagiram e conseguiram passar para a dianteira, apoiadas na sua intensidade defensiva. A toada continuou, mas as comandadas de André Martins conseguiram assumir e não mais a perderam até ao intervalo, altura em que o marcador assinalava 19-13. O ritmo não mudou no início do segundo tempo, com a equipa da margem sul do rio Tejo a manter a diferença no marcador. Os adeptos do emblema de Aveiro começaram a fazer-se ouvir e as atletas de André Janicas galvanizaram-se, reduzindo a distância.
A emoção continuou até final com ambas as equipas a procurarem o acesso ao jogo do título. No final o triunfo sorriu às campeãs nacionais, por 33-27, que vão enfrentar o SL Benfica. Krystal Freeman (10pts, 4res, 2rb, 1dl) foi a mais esclarecida no conjunto vencedor, enquanto Trudy Walker-Benjamin (10pts, 7res) assumiu esse papel no Esgueira.
A segunda meia-final viu o Benfica vencer o Sportiva AZORISHOTELS por 43-30. Um encontro equilibrado desde cedo, o emblema “encarnado” esteve sempre na dianteira, mas nunca se conseguiu distanciar no marcador. Apesar da superioridade por parte das comandadas de Eugénio Rodrigues, a equipa proveniente dos Açores não baixava os braços e ao intervalo perdia por apenas uma posse de bola, 18-16.
A toada não mudou após o descanso. O Benfica aumentou a intensidade e “fugiu” com o resultado, colocando a diferença nos dez pontos a poucos minutos do final. Apesar das tentativas de reação por parte das atletas de Ricardo Botelho, as “águias” controlaram os ritmos até final e festejaram o apuramento para o jogo de todas as decisões. Inês Viana (19pts, 2res, 3ast, 1rb) foi a estrela maior do conjunto “encarnado”. Já na formação insular, Ligita Tamutyté (7pts, 1res) foi a melhor marcadora.
Ver esta publicação no Instagram
CLASSIFICAÇÃO 5.º AO 8.º
O CAB Madeira venceu a Quinta dos Lombos, atual detentora da Taça de Portugal Skoiy, por 34-32. O conjunto lisboeta entrou a todo o gás e ao intervalo vencia por 17-10, mas a reação madeirense chegou após o intervalo, com as atletas de Fátima Freitas a ultrapassarem a formação de José Leite com um parcial de 24-15 no segundo tempo. Lesila Finau (12pts, 3res, 1rb) foi a melhor marcadora das insulares, seguida por Maelys Martinet (9pts, 7res, 3rb, 2dl). Na equipa da capital, Nahomis Hardy (8pts, 11res, 2ast) e Madelynn Utti (8pts, 8res) foram as mais esclarecidas.
No outro jogo de classificação entre o 5.º e 8.º lugar, o CPN voltou a vencer o Clube dos Galitos, desta feita por 48-46. Um jogo de parada e resposta com emoção até final, as duas formações trocaram lideranças ao longo dos 24 minutos, com destaque para a eficácia no lançamento exterior (50% de concretização) na equipa de Ermesinde. Justina King (10pts, 2res, 4ast, 1rb) foi a heroína das vencedoras ao concretizar o lançamento triplo que deu o triunfo. Ana Pinheiro (13pts, 7res, 3rb, 2dl) e Mariana Garrido (10pts, 2res) também estiveram em bom plano no conjunto liderado por Jorge Mota. A equipa de Tatiana Iourtaeva teve em Maria Neto (14pts, 5res, 2ast, 1rb) a sua principal figura.
CLASSIFICAÇÃO 9.º AO 12.º
Num dérbi algarvio, o Imortal TCars ultrapassou o ACD Ferragudo por 50-49. Apesar das exibições de Letícia Josefino (25pts, 4res, 1ast, 1rb) e Mirela Ávila (11pts, 1res, 1rb) pela formação recém-promovida à Liga Betclic Feminina, Barbara Souza (11pts, 3res, 1ast), Carolina Gonçalves (10pts, 2res, 1ast, 2rb) e Sydne Wiggins (10pts, 3res, 3ast, 1rb) levaram a melhor com o emblema de Albufeira.
O Basquete Barcelos HMMotor venceu o CDE Francisco Franco/Hosp.Part.Madeira por 42-36. Rebecca Taylor (10pts, 11res, 3rb) e Raquel Dantas (16pts, 4res, 1ast, 1dl) lideraram o conjunto de Barcelos rumo ao triunfo. Na equipa madeirense, Cristina Freitas (15pts, 6res, 1ast) esteve em grande plano.
A competição continua este domingo com os últimos jogos que determinam a classificação final.
Último dia da 15.ª edição da ̧ ́ e mais uma leva de jogos! GDESSA Barreiro e @slbenfica disputam a grande final, agendada para as 15 horas e com transmissão na FPBtv e n’ABOLAtv!#SomosBasquetebol #TaçaVítorHugo pic.twitter.com/ghYbEw0I1q
— Basquetebol Portugal (@fpbasquetebol) September 16, 2023