Guifões repete triunfo da 1ª volta

A equipa do Vasco da Gama recebeu a visita do Guifões SC com o moral elevado, depois de duas vitórias nas últimas duas jornadas.

Competições
19 DEZ 2015

Mas foi a equipa visitante a repetir o triunfo da 1ª volta, desta vez por 75-67,  isto depois de um domínio, quase esmagador, dos vascaínos durante os primeiros minutos do encontro. Uma boa reação do Guifões até o intervalo, e uma maior consistência nos instantes finais do encontro, permitiram ao conjunto forasteiro igualar o seu adversário (5V) na tabela classificativa.

 

O jogo começou só com um sentido, e passados 13 minutos, o Vasco da Gama vencia confortavelmente por 27-9. Os problemas ofensivos do Guifões desapareceram na parte final do 1º tempo, e ao intervalo já só perdia pela diferença mínima (33-34).

 

O 2º tempo foi muito mais equilibrado, sem que nenhum dos conjuntos tenha conseguido ganhar vantagem no marcador, e a 7 minutos do final o resultado assinalava um empate a 53 pontos. O conjunto de Guifões consegue então um parcial de 5-0, uma curta, mas importante, e bem gerida vantagem pontual que manteve até final do encontro.

 

Os forasteiros levaram ligeira vantagem na luta das tabelas (48-39), mas tiveram um desempenho extremamente positivo na tabela ofensiva ao conquistar 17 ressaltos. São muitas posses de bolas e segundos lançamentos, um aspeto do jogo que assume ainda maior importância num encontro tão equilibrado.

 

O atleta do Guifões, Pedro Meireles (20 pontos, 5 ressaltos e 5 roubos de bola) fez um jogo bastante completo, mas não foi o único a brilhar na equipa vencedora. Simonas Januskis, autor de 19 pontos e 8 ressaltos, também esteve em destaque.

 

O Vasco da Gama contou o melhor marcador do encontro, Paulo Ferreira com 21 pontos, mas nem com os contributos de João Veludo (12 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências) e Paulo Vieira (13 pontos e 10 ressaltos) conseguiu prolongar o ciclo vitorioso da equipa.

 

Esgueira/OLI consegue importante triunfo frente ao Dragon Force

 

Depois de dois desaires consecutivos fora de portas, o Esgueira/OLI regressou a casa e aproveitou bem o factor casa para surpreender a equipa do Dragon Force (57-47). Os esgueirenses dominaram quase sempre a marcha do marcador, mas só na segunda metade do 4º período a formação de Aveiro confirmou a vitória.

 

A 4 minutos do final do jogo, as duas equipas estavam separadas por um ponto apenas (47-46), e até final o Esgueira revelou a competência e a consistência para lidar com curtas vantagens, e assim garantir uma importante vitória. Um triplo de Pedro Valente (15 pontos e 5 ressaltos), à entrada do último minuto, foi determinante para que os comandados de Paulo Silva pudessem respirar um pouco mais de alívio (52-47).

 

Sangalhos voltou a ganhar

 

O Sangalhos voltou a dar-se bem como a condição de visitante, e interrompeu, na Figueira da Foz, um ciclo negativo de resultados, ao bater o Casino Ginásio por 72-58. O domínio do jogo nos primeiros 33 minutos foi dividido entre as duas equipas, embora tenha sido mais acentuado por parte dos forasteiros durante a 1º parte.

 

A sete minutos do final estava tudo igualado (47-47), mas um parcial de 8-0 favorável à formação de Sangalhos, deu o mote para que voltasse a somar uma vitória na 1ª fase da zona norte do campeonato da Proliga.

 

Gonçalo Catarino (21 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências) voltou a mostrar os seus dotes de marcador de pontos, mas contou com a inspiração de Pedro Seabra (17 pontos) e André Duarte (14 pontos e 8 ressaltos).

 

O poste Marco Gonçalves registou mais um duplo-duplo (14 pontos e 10 ressaltos), mas nem com o bom jogo de Joaquim Soares (17 pontos e 9 ressaltos) conseguiram repetir o resultado da jornada anterior disputada em casa.

 

Foto: Cláudio Gomes

Competições
19 DEZ 2015

Mais Notícias