Illiabum bate líder Braga e acalenta luta na Zona Norte da Proliga; CAB continua na frente a Sul

À 10.ª jornada da fase regular da prova

Competições
16 DEZ 2024

Está ao rubro a disputa pelo primeiro lugar da Zona Norte da Proliga, segunda divisão nacional do Basquetebol masculino. O Illiabum provou na 10.ª jornada que é a única equipa que consegue ganhar ao SC Braga, tal como fez na 3.ª; o Vasco da Gama suou para ultrapassar um dos últimos classificados e prevê-se competição até ao fim a faltarem quatro jornadas para encerrar a atual fase da competição. Na Zona Sul, o CAB Madeira lidera, com mais um jogo, referente à 12.ª jornada, e tem nos calcanhares as duas equipas do Algarve: os sub23 do Imortal e o Portimonense SC. Faltam oficialmente quatro rondas para encerrar a primeira fase.

Eis os resultados:

ZONA NORTE

SC Braga 67-71 Illiabum /MARGRES

Num jogo quente na AMCO Arena, em Braga, entre os atuais 1.º (SC Braga) e 3.º (Illiabum Clube) lugares da Zona Norte. Os ilhavenses foram ao Minho provar que querem subir à Liga Betclic Masculina no final da temporada e nem uma grandiosa exibição do “guerreiro” Declan Tchoua, com 21 pontos e incríveis 28 ressaltos (42.5val, MVP da jornada), parou a turma de Ílhavo, que viu Trevon Evans – ele que fechou a partida, sem hesitar, com dois derradeiros lances-livres – a marcar 22 pontos. Dj Foreman, João Martinho e Igor Stokic marcaram, cada, 11 pontos e, do lado dos bracarenses, Jesse Bingham e Simão Verde contribuíram com 14.

SC Vasco da Gama 83-76 Sampaense/Inspecentro

O SC Vasco da Gama (2.º) teve de suar para ultrapassar o Sampaense/Inspecentro (7.º) no Parque das Camélias, com a turma de São Paio de Gramaços a ancorar-se num grande duplo-duplo de Dontae Mitchell (23pts, 10res, 5ast – 37.5val). Valeu aos comandados de Nuno Freitas o MVP Akoi Yuot (19pts, 9res – 25.5val), bem secundado por Victor Nwagbaraocha (22pts, 6res). Filipe Ferreira marcou 12 e Felizardo Ambrósio 10. No Sampaense, destaque ainda para os 16 valiosos pontos de Aniel Brito.

Casino Ginásio 101-66 Maia Basket Clube

Jogo sem grande história entre 4.º e 5.º classificado, com o Maia BC a não conseguir apresentar argumentos para parar o coletivo da Figueira da Foz, muito coletivo, por sinal, com seis jogadores a marcar acima das dezenas. Guillaume Pepin leva o MVP (18pts, 6res -22.5val), Markus Terry marcou 14. Do lado do Maia, Ricky Boyd ainda marcou 26 pontos (29.5val), mas sem sucesso (coletivo).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Maia Basket Clube (@maia.basket)

Sangalhos Desporto Clube 85-50 Clube dos Galitos

O Sangalhos não ia perder em casa com o Clube dos Galitos, último classificado, e desde o primeiro quarto (23-12) que assim o mostrou: Dário Manhanga (18pts, 5res – 21.5val), James Woods (16pts, 5ast), Obinna Agu (15pts, 8res) e Gonçalo Madureira (12pts, 6ast) estiveram em grande plano pela equipa da casa e o marcador disparou no 3.º quarto. Nos Galitos, Bryce Fitzgerald marcou 12 pontos e Jaycson Bereal Jr 10.

ZONA SUL

CAB Madeira 71-54 Imortal AOC Sub23

O CAB Madeira recebeu e venceu a equipa sub23 do Imortal de Albufeira e estabelece-se novamente na dianteira da Zona Sul. Michael Savarino e António Moreira marcam ambos 20 pontos, mas é Malik Porter que leva o MVP para casa: 14 pontos, 16 ressaltos e 31 de valorização. Do lado dos algarvios, Salvador Victo marca 17 e Filip Gewert contribui com seis pontos e 11 valiosos ressaltos, mas não foi suficiente para parar o contingente insular fora de portas. De frisar que o  CAB tem um jogo já disputado na 12.ª jornada (curiosamente, um derrota frente ao BSA-GALP).

Portimonense SC 80-76 Sport Clube Lusitânia

Emocionante duelo no Pavilhão Desportivo da Boavista, no Algarve, com a equipa da casa a disparar no marcador nos primeiros dez minutos (30-11). Antevia-se mau tempo no regresso aos Açores, mas dois parciais de grande qualidade (14-23 e 19-24 nos dois quartos seguintes) empurraram a turma insular de volta para jogo. Infelizmente, o jogo muito coletivo de Onyinyechi Eyisi (19pts, 9res), Kyle Leslie (15pts, 4res, 4ast), Tyler Dearman (16pts, 5res, 5ast) e Fernando Ferreira (13pts, 7res) não chegou para parar, do lado do Portimonense, os inspirados Deandre Jones (24pts, 7ast- 28val), Tom Dumont (15pts) e Dulcínio Fragoso (10pts, 6ast).

BSA-Galp 69-78 Clube Basket de Queluz

Jogo até ao fim e muito público no Pavilhão Municipal Padre Amadeu Pinto, com a equipa da casa a não ser capaz de parar o coletivo de Queluz, que conta com mais um grande duplo-duplo de Hélder Neto (24pts, 15res). Ainda assim, é Jayden Grewal que leva o MVP para casa: 32 pontos, cinco ressaltos e 37 de valorização. Lashon Lindsay marcou 10 e, do lado do coletivo de Santo André, Brian Free (17pts, 4res, 4ast) Ricardo Abreu (11pts) e Solano Quissanga (11pts) foram os melhores.

SL Benfica Sub23 63-61 FC Barreirense

Novamente estas duas equipas a proporcionar um excelente espetáculo dentro de campo, depois do duelo da primeira volta. Grande equilíbrio até ao final e vence quase pela margem mínima o SL Benfica em casa, com Jhonathan Andrade (15pts) a pontuar, João Panzo (9pts, 8res), que se estreara pela equipa principal na Liga Betclic Masculina no dia anterior, a contribuir, e Tiago Filipe quase a chegar ao duplo-duplo (11pts, 7res). Para a equipa do Barreiro, o destaque é Micah Downs, com um grande duplo-duplo na estatística (31pts, 16res – 38val). Guilherme Paixão marcou 10.

A Proliga regressa já no próximo fim de semana, 21 e 22 de dezembro, para a 11.ª ronda.

Acompanha tudo sobre Basquetebol através das nossas redes sociais: Facebook, InstagramX e TikTok.

FOTO DE CAPA | Miguel Fonseca @mfportefolio
Competições
16 DEZ 2024

Mais Notícias