Illiabum conquista 1ª competição oficial

Ao vencer na final a Academia do Lumiar por 85-75, o Illiabum conquistou o Troféu António Pratas, o primeiro titulo em disputa da competição da Proliga, na presente temporada.

Competições
27 SET 2015

Os ilhavenses dominaram nas áreas próximas do cesto, e os vários parciais positivos que conseguiram durante o encontro, valeu-lhes controlar quase sempre a marcha do marcador, bem como gerir vantagens pontuais. A Academia nunca desistiu de lutar, mas pagou caro a sua irregularidade exibicional durante os 40 minutos, já que se viu obrigada a ter que correr quase sempre atrás do prejuízo.

 

Nem o facto de se tratar de uma final impediu que as duas equipas se mostrassem eficazes durante o 1º período, com os cestos a acontecerem em ambas as tabelas. A Academia conseguiu uma ligeira vantagem (20-15), respondendo de imediato o Illiabum. Ao não sofrer pontos nos últimos 3.24 minutos do quarto inicial, os ilhavenses perdiam pela diferença mínima (19-20) à entrada do 2º período.

 

Começou melhor o Illiabum o 2º quarto, com sete pontos sem resposta, e a conseguir muito cedo a reviravolta no marcador (26-20). Seguiu-se uma fase em que se sucederam triplos nos dois lados do campo, até se chegar a um novo empate, desta vez a 29 pontos. A eficácia dos ilhavenses nos tiros de longa distância prolongou-se até final do período, impondo mais um parcial de 12-0, que culminou com mais um triplo da autoria de Crawford (41-29). Rafael Wildner (10 pontos na 1ª parte) era a outra solução ofensiva do Illiabum, tendo contribuído para que os ilhavenses mantivessem a sua vantagem nos dois dígitos em tempo de intervalo (46-33).

 

Um triplo de Benedito Suca, a meio do 3º período, fazia a diferença baixar a importante barreira psicológica dos dez pontos (47-56), e relançava de novo o jogo. A diferença entre as duas equipas chegou a ser de oito (50-58), mas a falta de consistência do conjunto de Lumiar voltava a comprometer nos minutos finais do quarto. Ao sofrer mais um parcial negativo de 0-11, a formação lisboeta colocava–se novamente numa situação mais complicada, estando obrigada a recuperar de uma desvantagem de dezanove pontos (50-69) em apenas dez minutos.

 

Mesmo sem ter estado muito bem do ponto de vista defensivo, com 25 pontos sofridos no 4º período, o Illiabum controlou sem sobressaltos a almofada pontual construída. Isto apesar de a formação do Lumiar, a poucos segundos do termo do encontro, ter diminuído para 5 a diferença (75-80), mas já era tarde para consumar a reviravolta no resultado.

 

Se o Illiabum esteve melhor a lançar de dois pontos (25/40 – 63%), a Academia esteve bastante eficaz a lançar da linha de três (10/23 – 44%). Mas foi no pintado que os ilhavenses fizeram a diferença (50 vs 32), com o banco a ter mais contributos (14 vs 2).

 

Sérgio Correia com 19 pontos foi  melhor marcador do Illiabum, numa final em que há ainda a destacar as exibições de Rafael Wildner (14 pontos e 6 ressaltos) e Augusto Sobrinho (15 pontos e 3 ressaltos).

 

Apesar de ter contado com cinco jogadores a somar mais de 10 pontos, a Academia não conseguiu conquistar o troféu. Benedito Suca contabilizou 19 pontos e 5 ressaltos, Carlos Tavares ficou a um ressalto do duplo-duplo (15 pontos e 9 ressaltos), Nuno Monteiro (17 pontos, 6 assistências e 2 ressaltos) teve um jogo bastante completo, tal como Denis Neves (11 pontos e 8 ressaltos).

Competições
27 SET 2015

Mais Notícias