Illiabum e Benfica avançam

A temporada do Illiabum continua a ser de sucesso, e a vitória desta quarta-feira frente ao Terceira Basket (84-69) colocou os ilhavenses na Final a 8 da Taça de Portugal.

Competições
10 FEV 2016

Quem também garantiu a presença na ronda seguinte da competição foi o SL Benfica, depois da vitória alcançada em Ponte de Sor frente ao Eléctrico FC (90-64).

 

Perder significava o adeus à competição e os terceirenses, mesmo tendo pela frente um adversário invicto, mostraram-se muito competitivos nos primeiros minutos do encontro. A pouco mais de 2.30 minutos do descanso o marcador registava um empate a 37 pontos, mas os dois clubes recolheram aos balneários separados por seis pontos (45-39), com vantagem para o Illiabum.

 

Na etapa complementar, e tirando partido de uma noite de grande inspiração da linha de três pontos (14/28), os ilhavenses foram-se afastando no marcador, e a sete minutos do final conseguiram a vantagem máxima do encontro (78-63). Os comandados de Ricardo Vasconcelos mostraram-se novamente muito coletivos no ataque (25 assistências), sinal de uma boa seleção de lançamentos, traduzida numa percentagem superior no capitulo do lançamento (55% vs 40%).

 

Os terceirenses controlaram muito bem a posse de bola (11 turnovers), conseguiram mostrar-se mais fortes na área pintada (30 pontos), mas não estiveram tão assertivos a lançar ao cesto.

 

Augusto Sobrinho (21 pontos, 9 assistências e 4 ressaltos) ficou muito próximo de um duplo-duplo, tal como Sérgio Correia (17 pontos e 8 ressaltos) e João Figueiredo (10 pontos, 9 assistências e 3 ressaltos) na equipa de Ílhavo. Destaque ainda para os 23 pontos vindos do banco durante o encontro.

 

Os jogadores do Terceira Basket que jogam nas áreas mais próximas do cesto estiveram a bom nível, como demonstram os números registados por Eki Viana (19 pontos e 13 ressaltos), Mathew Smith (15 pontos e 2 ressaltos) e Fernando Ferreira (14 pontos e 6 ressaltos).

 

 

2º quarto decisivo

 

No jogo disputado em Ponte de Sor, e depois de um 1º período equilibrado – 18-13 favorável aos visitantes – o Benfica disparou no marcador até ao descanso. Com um parcial de 29-10, os comandados de Carlos Lisboa fugiram em definitivo no marcador (47-23), e embora o 2º tempo tenha sido bastante mais à imagem do que tinha sucedido nos primeiros 10 minutos do encontro, não mais os alentejanos conseguiram reentrar na discussão pela eliminatória.

 

O jogo exterior dos benfiquistas foi muito bom, com a dupla composta por Nuno Oliveira (27 pontos, 6 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola) e Daequan Cook (17 pontos, 5 ressaltos e 2 roubos de bola) a destacar-se entre os demais.

 

Do lado do Eléctrico, o norte-americano Jonathan Morse (23 pontos, 8 ressaltos e 3 roubos de bola) teve mais uma prestação muito positiva, mas nem com o contributo de Mário Neves (10 pontos, 6 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 assistências), autor de uma exibição bastante completa, não conseguiu evitar a eliminação da competição.

Competições
10 FEV 2016

Mais Notícias