Illiabum e Ovarense medem forças este sábado

Augusto Sobrinho e Cristóvão Cordeiro anteveem duelo regional relativo à Liga Betclic Masculina

Atletas | Competições
10 DEZ 2021

Illiabum Clube e Ovarense Gavex defrontam-se este sábado, a partir das 17 horas, num duelo regional que marca a 11.ª jornada da Liga Betclic Masculina.

Augusto Sobrinho e Cristóvão Cordeiro, cada um há muitos anos no emblema de Ílhavo e no conjunto vareiro, respetivamente, projetaram um embate que tem transmissão na RTP2 e FPBtv.

No Illiabum, Augusto Sobrinho traça o perfil do opositor: “A Ovarense é uma equipa bastante coletiva e tem um bom conjunto de jogadores americanos e portugueses. O base americano é bastante vertical e o extremo é um lançador muito bom. Para além disso, tem um grupo de atletas portugueses com bastante experiência e que conhece bem o jogo. Temos de estar atentos ao ponto forte da Ovarense, que passa pelo seu jogo exterior”, analisa.

A formação de Ílhavo vem de uma derrota pesada na Luz, algo que Augusto Sobrinho quer ultrapassar: “Penso que na última partida entrámos mal, relaxados e desconcentrados. Temos de entrar mais concentrados no jogo, ser mais agressivos na defesa, mais físicos e garantir mais ressaltos. Quando se permitem muitas segundas oportunidades a uma equipa como o Benfica, depois paga-se cara a fatura. Estamos a corrigir os aspetos em que estivemos menos bem no último jogo. A nossa equipa tem um enorme potencial e penso que tem vindo a começar a encontrar as suas rotinas. Antes do jogo contra o Benfica e antes da paragem, penso que estávamos a passar por um bom momento. Ganhámos à Académica e ao CAB e jogámos de igual para igual contra equipas como o FC Porto, Oliveirense e Imortal. Este jogo contra o Benfica foi claramente menos bom, talvez devido à paragem. Queremos rapidamente reencontrar-nos e voltar às boas exibições e às vitórias”, vinca.

O base-extremo assume a importância deste encontro: “É sempre uma motivação extra quando se joga um dérbi regional e se enfrenta um clube como a Ovarense, com nome e muita história no basquetebol nacional. Mas, acima de tudo, a nossa maior motivação é ganhar e mostrar o nosso valor”, afirma.

O jogador de 36 anos acredita no potencial do Illiabum: “Penso que temos capacidade para garantir os playoffs. A verdade é que não começámos muito bem a época e perdemos vários jogos nos últimos minutos. Estamos a pagar o preço agora, mas penso que é possível. Mas a equipa, neste momento, está focada no presente, pensar jogo a jogo e tentar garantir o maior número de vitórias possível. Eu diria que, primeiro, queremos garantir a manutenção, e após esse objetivo estar cumprido, tentar lutar por um lugar nos playoffs”, finaliza.

Já Cristóvão Cordeiro elenca os pontos fortes do adversário: “A posição em que o Illiabum se encontra na tabela classificativa não demonstra, de todo, a qualidade do seu plantel e treinadores. Tem jogadores portugueses com qualidade e experiência e jogadores americanos com muita valia também. Tem um jogo equilibrado, com capacidade de tiro exterior, jogo interior e transições rápidas. Temos que tentar ao máximo condicionar os bases do Illiabum, pois criam bastante para os seus colegas e parar as suas transições rápidas e contra-ataques. Temos também que ser consistentes na nossa defesa e no ressalto defensivo”, indica.

O extremo-poste tem bem identificado o aspeto a melhorar na Ovarense: “Temos que melhorar a nível defensivo. O nosso jogo terá que partir da defesa”, refere.

Cristóvão Cordeiro prevê melhorias no rendimento da formação vareira: “Penso que poderíamos estar melhor, no entanto vejo a nossa equipa com margem de progressão, e por isso penso que iremos estar melhor daqui para a frente. Somos uma equipa com talento ofensivo”, deixa a nota.

Para o atleta de 32 anos, os playoffs são a meta a atingir: “O principal objetivo são os playoffs, no entanto temos consciência de que a forma mais tranquila de atingir esse objetivo é estarmos no top 6 no final desta fase”, diz.

Atletas | Competições
10 DEZ 2021

Mais Notícias