Illiabum novo campeão da Proliga

Ao vencer o terceiro e decisivo jogo da série frente ao Atlético (86-77), o Illiabum conquistou o titulo de campeão da Proliga.

Competições
29 MAI 2016

Os ilhavenses consumaram a reviravolta na eliminatória (2-1), num jogo muito mais equilibrado, e apenas decidido no derradeiro quarto. Há muito que os ilhavenses tinham garantido a subida de divisão, mas nunca esconderam que era objetivo seu sagrarem-se campeões. A formação da Tapadinha, mesmo derrotada nesta final, vai competir igualmente na próxima temporada na Liga Portuguesa de Basquetebol, naquele que será o regresso de dois clubes históricos ao principal escalão da modalidade.

 

Este jogo 3 teve uma história completamente diferente do anterior, embora o desfecho tenha sido igual. Depois de um inicio mais positivo da equipa da casa (12-4), o jogo foi sempre pautado por um enorme equilíbrio. As vantagens pontuais para qualquer um dos conjuntos foram sempre curtas, mas ainda assim foi a formação de Alcântara a mostrar um ligeiro ascendente durante o 2º período, permitindo-lhe ir para o descanso a vencer pela diferença mínima (43-42).

 

No recomeço da etapa complementar, inverteram-se os papéis, com o Atlético a estar por uma única vez no comando, e pela mesma diferença mínima (55-54). Um triplo de Isaías Insaly volta a dar a liderança ao Illiabum (57-55), que chegou ao final do 3º período a vencer por cinco pontos (65-60). O conjunto lisboeta abre o derradeiro quarto com cinco pontos consecutivos em pouco mais de um minuto (65-65).

 

Mas seria mais um lançamento de 3 pontos, este da autoria de Augusto Sobrinho, a cortar o bom momento dos visitantes, e a dar o mote para um parcial de 8-0 favorável ao Illiabum (73-65). A 2.30 do final, a vantagem dos ilhavenses chegou aos sete pontos (79-72), mas um triplo de Miguel Barroca ainda fez renascer as esperanças dos lisboetas (77-82), mas faltava apenas um minuto para o jogo terminar.

 

O Illiabum explorou bem os 13 turnovers cometidos pelo adversário para somar 21 pontos, e esteve muito bem na eficácia de lançamento de 2 pontos (68%), bem melhor que o Atlético nesse capitulo do jogo (49%). O conjunto da Tapadinha converteu mais um triplo (8), e com maior assertividade (38% vs 29%), assim como contabilizou mais pontos da linha de lance-livre (21 vs 15).

 

O melhor marcador do Illiabum, com 23 pontos, foi Augusto Sobrinho, seguido depois por Sérgio Correia (17 pontos e 3 ressaltos), num jogo em que João Figueiredo ficou a um ponto de registar um duplo-duplo (9 pontos e 12 ressaltos).

 

O base Miguel Barroca registou igualmente 23 pontos, mas dois que Sérgio Ramos (21), que juntou 8 ressaltos e 2 assistências à sua exibição. José Torres (11 pontos, 2 ressaltos e 2 assistências) terminou o encontro na casa das dezenas, mas não chegou para conquistar o tão ambicionado titulo.

Competições
29 MAI 2016

Mais Notícias