Imortal/AlgarExperience mantém a invencibilidade
O Maia Basket Clube impôs a primeira derrota ao Esgueira/OLI e o Imortal/AlgarExperience, que ultrapassou o Belenenses, é a agora a única equipa invicta na prova, no rescaldo da sétima jornada da Proliga.
Atletas | Competições | Treinadores
4 DEZ 2017
Nota: Foto retirada do site “Algarve Desporto”
Zona Norte
Tivemos este fim-de-semana jogo grande, com um duelo entre os dois primeiros classificados. Perante o seu público, num jogo muito equilibrado, o Maia Basket Clube levou a melhor sobre o Esgueira/OLI por 62-58, naquela que foi a primeira derrota na competição para a equipa de Aveiro, que assim se deixou apanhar na tabela pela formação maiata.
Ambas fazem parte do trio que divide a liderança, com um registo de seis vitórias e uma derrota, já que o Sampaense Basket, num jogo que teve transmissão direta na FPB TV, superou o Beira-Mar/AAUAV (66-56).
Em São Paio de Gramaços, no Pavilhão Comendador Serafim Marques, começou melhor, no entanto, a equipa forasteira, que vencia por 18-15 ao cabo dos dez minutos iniciais, mas os donos da casa deram a volta ao marcador no segundo período, indo para o descanso em vantagem por dois pontos (31-29). No terceiro período, o Sampaense assumiu o controlo do jogo com um parcial de 18-9, conquistando um avanço de 11 pontos, toada que se manteve no quarto derradeiro. Num duelo com muito equilíbrio nas tabelas (43-41) e nos lançamentos triplos (20% para os da casa, 21% para os visitantes), valeu ao Sampaense um melhor aproveitamento nos lançamentos de dois pontos (53%, contra 44% do Beira-Mar). Do lado dos vencedores, destaques individuais para Hélder Carvalho (15 pts, 7 res, 2 as, 3 rb e 1 dl), Jordan Martin (15 pts, 4 res e 1 dl) e Mohamed Camará (7 pts, 12 res, 5 as e 1 dl), enquanto nos forasteiros salientaram-se as prestações de Andre Jackson (24 pts, 12 res e 1 as) e João Neves (8 pts, 12 res, 2 as e 4 rb).
De referir ainda que o SC Vasco da Gama ganhou em casa ao Académico FC, num dérbi portuense, por 77-67, enquanto o FC Porto B sorriu na receção à AD Sanjoanense (71-61).
Zona Sul
A Académica/EFAPEL subiu ao terceiro lugar, depois da vitória deste fim-de-semana frente ao Angrabasket. A alinhar em Coimbra, a turma anfitriã ultrapassou o opositor açoriano por 87-80.
Com igual registo (quatro vitórias e três derrotas) segue o Casino Ginásio, após o triunfo sobre o SL Benfica “B”, no Pavilhão Fidelidade, por 100-97.
Quem não desarma na frente é o Imortal/AlgarExperience que, no outro jogo grande da jornada, levou a melhor sobre o segundo classificado, Belenenses, por 71-64, sendo agora a única equipa que ainda não conheceu o sabor da derrota. No Pavilhão Desportivo de Albufeira, o equilíbrio foi a nota dominante na primeira metade. A formação algarvia liderava por dois pontos depois do período inicial e ao intervalo a vantagem era de apenas um ponto. No terceiro parcial, o nivelar de forças não se desfez e foram mesmo os “azuis” que chegaram ao fim do período na frente (51-53), mas uns bons dez minutos finais dos algarvios, com um parcial de 20-11, decidiram o jogo a seu favor. De realçar, nos vencedores, as exibições de Sérgio Correia (21 pts e 10 res), Shane Rosa (14 pts, 3 res e 2 as) e Dulcínio Fragoso (12 pts, 8 res e 2as), enquanto no emblema da cruz de Cristo estiveram em melhor plano Pedro Bagio (17 pts, 4 res e 2 rb), Ricardo Rosa (17 pts, 6 res, 3 as e 2 rb) e Tiago Brito (11 pts, 3 res, 3 ast e 2 rb).
Já o Estoril BC suplantou em casa o AC Moscavide por 55-41.