Imortal e CAB abrem oitava jornada da Liga Betclic Feminina
Joana Ramos e Maria Lopes anteveem partida entre equipas num bom momento de forma
Atletas | Competições
17 NOV 2023
Depois da paragem para os compromissos das Seleções Nacionais, a Liga Betclic Feminina está de regresso!
Este fim de semana decorre a oitava jornada, que abre com a receção do Imortal TCARS ao CAB Madeira, numa partida que está marcada para este sábado (11h, transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito).
Na antevisão deste jogo estivemos à conversa com Joana Ramos e Maria Lopes, atletas do Imortal e CAB, respetivamente. De referir que ambas as equipas vêm de dois triunfos consecutivos, estando igualadas na tabela classificativa.
No Imortal, Joana Ramos analisa o adversário: “O CAB é uma equipa intensa que gosta de correr o campo. Está bem organizada ofensivamente, tirando bem partido do jogo sem bola. Adicionalmente, tem um bom entendimento das que vantagens procura. É certo que ambas as equipas levarão o jogo preparado. Assim sendo, provavelmente terá mais sucesso quem for mais eficaz em tirar o adversário das suas zonas habituais de conforto”, projeta.
A base salienta o tempo de trabalha que decorreu da recente pausa competitiva: “O facto de não haver jogo, e o habitual tempo passado na preparação do mesmo, permitiu-nos essencialmente virar o foco para nós e para os conceitos que temos que melhorar”, afirma.
Joana Ramos é uma das atletas que continua no Imortal, depois de várias alterações no grupo de trabalho para esta época. A jogadora de 31 anos caracteriza a equipa: “No que toca às características, eu destacaria que somos um grupo que encara o basquetebol com bastante compromisso e profissionalismo, o que por si só já é um bom ponto de partida”, refere.
Convidada a olhar para o futuro, Joana Ramos mostra-se otimista num Imortal presente nos grandes momentos: “Até agora, a Liga tem sido pautada por muito equilíbrio, com várias equipas a demonstrar qualidade para marcar presença nos momentos mais decisivos da época. Acredito que pertencemos a esse leque”, vinca.
Quanto ao CAB, Maria Lopes deixa elogios ao opositor deste sábado e aponta aos detalhes: “A equipa do Imortal apresenta um conjunto de jogadoras experientes, tanto a nível exterior, como interior. O Imortal está num bom momento e é uma equipa competitiva que tem vindo a mostrar a sua qualidade. O resultado desta partida será definido pelos detalhes. Por exemplo, a luta das tabelas será um aspeto muito importante. Queremos ser consistentes ao longo dos 40 minutos, tanto a nível ofensivo como defensivo, e seguir o nosso plano de jogo de forma a impormos o nosso ritmo”, destaca.
A extremo salienta os recentes resultados da equipa: “O facto de virmos de duas vitórias importantes fez-nos encarar esta pausa com maior tranquilidade. No entanto, já estamos focadas no que se segue. Aproveitámos para consolidar algumas dinâmicas de grupo e trabalhar as nossas fragilidades”, revela.
Maria Lopes assegura um CAB capaz de enfrentar qualquer desafio: “O CAB caracteriza-se por ser uma equipa jovem, trabalhadora e competitiva. Somos um grupo coeso, onde a entreajuda prevalece. Já mostrámos que conseguimos bater-nos de igual para igual com qualquer equipa da Liga e, por isso, acredito que se continuarmos a trabalhar, poderemos atingir os objetivos a que nos propusemos”, diz.
A atravessar um bom momento de forma, que se se traduziu na presença no cinco ideal da sétima ronda, Maria Lopes não esconde a satisfação: “O meu objetivo é dar sempre o meu melhor, em prol da equipa e dos objetivos coletivos. Sinto-me feliz por estar aqui e espero continuar a ser uma mais-valia para o CAB”, termina.
A FPBtv transmite todos os jogos de uma jornada que vai decorrer este sábado e domingo:
Ver esta publicação no Instagram