GDESSA não perde o ritmo na Liga Betclic Feminina

Campeão nacional é a única equipa invencível na prova; Terceira jornada também com triunfos do CAB, Imortal, Sportiva, Lombos e Esgueira

Competições | FPB
8 OUT 2023

Domingo recheado de basquetebol, com o GDESSA Barreiro a tornar-se na única equipa detentora de registo invencível na Liga Betclic Feminina, graças a um triunfo no reduto do CPN. A terceira jornada da competição iniciou-se com as vitórias do CAB Madeira sobre o Galitos/FFonseca e do Imortal TCars frente à ACD Ferragudo (69-55). De seguida, o Sportiva AZORIS HOTELS superou o CDEFF Hosp. Part. Madeira, a Quinta dos Lombos bateu o SL Benfica, na Luz, e o Esgueira Aveiro TRIVGLASS não tremeu (103-72) na receção ao Barcelos HMMotor.

 

Numa partida que reuniu duas equipas com a mesma pontuação, à entrada para esta ronda, o campeão nacional GDESSA não deu hipóteses e bateu o CPN, na condição de visitante, por 75-42. O conjunto da margem sul do Tejo não esteve pelos ajustes e, com parciais de 16-6, 20-7 e 25-14, decidiu a questão, sendo que a partir de meados do terceiro quarto a vantagem do GDESSA sitou-se sempre acima dos 30 pontos. No GDESSA, em termos estatísticos, destaque para 53 ressaltos, 19 assistências e oito roubos de bola.

Consulte aqui a estatística completa | CPN vs. GDESSA Barreiro

 

No Funchal, o CAB voltou a ser mais forte e bateu o Galitos por 50-45 depois da equipa forasteira ter arrancado a partida com um parcial de 10-19. A vantagem da equipa aveirense viria a esbater-se ainda antes do intervalo, com as duas equipas a irem para o tempo de descanso praticamente empatadas (28-27). Se na primeira metade do jogo o Galitos foi dominante e esteve quase sempre na liderança, na segunda as madeirenses adiantaram-se e nunca mais permitiram a reviravolta no marcador. A maior capacidade na luta das tabelas ajudou o CAB a segurar a liderança.

Consulte aqui a estatística completa | CAB Madeira vs. Galitos/FFonseca

 

O encontro que contou com transmissão n’A Bola TV, viu o Imortal somar o segundo triunfo no campeonato. O dérbi algarvio que opôs a equipa de Albufeira ao Ferragudo, acabou por cair para o lado do Imortal (69-55), que logo no primeiro quarto sentiu dificuldades para se fixar na liderança do marcador. O Ferragudo adiantou-se com um parcial de 21-22, seguindo-se o parcial de 17-18 que dava uma posse de bola de vantagem às forasteiras (38-40). Se na primeira parte o Ferragudo esteve no comando do jogo, na segunda metade o Imortal fez valer o fator casa e conseguiu, através de um parcial de 18-8, fugir no marcador (56-48) em definitivo. A equipa de Albufeira não tirou o pé do acelerador e fixou o marcador nos 14 pontos de vantagem, aproveitando o maior número de perdas de bola e maior eficácia da linha de lance livre.

Consulte aqui a estatística completa | Imortal Tcars vs. ACD Ferragudo

 

Num embate insular, o Sportiva aplicou a primeira derrota à Escola Francisco Franco, graças a um resultado de 80-59. O jogo foi muito equilibrado até ao último quarto, com nenhuma das equipas a dispor de avanços superiores a 10 pontos. Um parcial de 21-9 para o Sportiva, nos derradeiros 10 minutos, mostrou-se decisivo, com o desfecho final a assentar, igualmente, nos 49 ressaltos conquistados pelo emblema açoriana, contrapondo com os 25 da equipa da casa.

Consulte aqui a estatística completa | CDEFF Hosp. Part. Madeira vs. Sportiva AZORISHOTELS

 

A Quinta dos Lombos superiorizou-se ao Benfica por 76-71, fora de portas. Assistiu-se a um encontro marcado por várias fases diferentes, com a turma de Carcavelos a encetar um parcial de 21-12 no quarto inaugural. Mas as “encarnadas” reagiram, e muito devido à inspiração no tiro exterior, com destaque para Keilanei Cooper, viraram os acontecimentos (parcial de 29-12 e resultado de 41-33 ao intervalo). No regresso dos balneários, os Lombos voltaram a subir de produção, o que se traduziu num segundo tempo sólido, com permanente vantagem nos últimos 10 minutos. De realçar as 18 assistências verificadas do lado forasteiro.

Consulte aqui a estatística completa | SL Benfica vs. Quinta dos Lombos

 

A fechar a jornada, o Esgueira suplantou o Barcelos por 103-72. Os primeiros minutos foram equilibrados, mas a partir daí as anfitriãs fugiram em definitivo graças a parciais de 27-18, 25-10 e 22-14. O Esgueira registou 60% de eficácia (32/53) da linha de dois pontos, marcou 10 triplos, alcançou 23 assistências e roubou a bola em 14 ocasiões.

Consulte aqui a estatística completa | Esgueira Aveiro TRIVGLASS vs. Barcelos HMMotors

Competições | FPB
8 OUT 2023

Mais Notícias