Portugal está no Top 3 das melhores seleções do Mundo de Esports NBA2K e venceu a medalha de bronze no Mundial das Filipinas.
Portugal, vice-campeão europeu, integrava o competitivo Grupo A, ao lado dos campeões africanos da Argélia, dos campeões do Médio Oriente, Arábia Saudita, e dos atuais campeões do mundo e favoritos ao título, os Estados Unidos. Sob a liderança do Team Manager André Cabral e com um elenco composto por David “PTCreative” Prezas, Alexandre “Nobrainsalazar” Salazar, Simão “Simonbeballin” Silva, André “Bihlarinho” Castro e Henrique “Henri Jones” Ribeiro, a equipa nacional garantiu o segundo lugar no grupo A e a presença nas meias-finais da competição.
No primeiro encontro, frente à Arábia Saudita, Portugal entrou determinado e garantiu uma vitória emocionante por 105-101. Este triunfo foi particularmente notável devido à persistência e organização dos jogadores, que superaram a pressão num jogo renhido até ao apito final.
No segundo jogo, contra os poderosos Estados Unidos, a prestação portuguesa foi impressionante, com o marcador final a apontar 121-104 a favor dos norte-americanos. Este desempenho sólido reforçou a reputação de Portugal como uma força emergente no cenário internacional do NBA2K e uma das melhores do Mundo.
No último duelo da fase de grupos, frente à Argélia, a Seleção Nacional não tremeu e conseguiu vencer os campeões africanos por 121-109, garantindo assim um lugar inédito nas quatro melhores seleções do mundo e tendo oportunidade de disputar as meias-finais e um acesso à final Mundial.
Nas meias-finais, a Seleção Nacional defrontou a Turquia, seleção que tinha vencido os portugueses na final Europeia. Os turcos começaram por vencer o 1.º jogo por 54-49, mas Portugal rapidamente respondeu no 2.º duelo com um triunfo por 54-50. Com o acesso à final a poder cair para qualquer lado no 3.º jogo entre as duas equipas, acabou por cair para a seleção turca, tendo os jogadores portugueses a oportunidade de disputar frente às Filipinas a medalha de bronze.
No último embate da competição, Portugal defrontou então os anfitriões do torneio, começando esta última batalha com uma derrota por 56-51. Porém, no final dessa primeira de três partidas, já mostrava sinais de que ia conseguir vencer a Seleção das Filipinas e assim se confirmou, com duas vitórias consecutivas por 57-45 e 46-48, que garantiram mais um feito inédito desta Seleção Nacional, uma medalha de bronze no Mundial que certamente não será apagada da história e que coloca estes cinco jogadores como os pioneiros da modalidade em Portugal.
Para além do grande destaque coletivo, note-se também o destaque individual que foi dado pela eFIBA ao nosso poste Henri Jones, que venceu o prémio de melhor defesa do ano, entregue pelo Secretário-Geral da FIBA, Mr. Andreas Zagklis. Ademais, a Seleção Nacional arrecadou também 6000$ com o terceiro lugar e o capitão 2500$ com o prémio individual.
As partidas foram transmitidas numa parceria da RTP Arena e da FPBtv.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.